ArtigosDestaque

Pulse 2: Gestor de sistemas open source em Linux

Introdução

Pulse 2 é um produto Open Source de gestão de sistemas.

O produto é desenvolvido pela Mandriva, como podem verificar no link colocado, e tem como objectivo facilitar a gestão de um parque de computadores com um ou múltiplos sistemas heterogéneos.

Como clientes suporta quase tudo o que existe no mercado. Vários sistemas Unix, Linux, Windows e OS X.

Como servidor, pode ser instalado num Red Hat 5.X, Mandriva, Debian 5 ou na Caixa Mágica 14.

Uma das razões que crio este artigo, é mesmo o suporte de Caixa Mágica, pois sei de boa fonte que eles prestam serviços baseados no Pulse 2.

Este sistema é bastante complexo, e a não ser que estejam muito dentro do assunto e percebam por completo as opções, a melhor solução é procurar uma empresa como a Caixa Mágica ou a Mandriva, para ajudar na instalação e configuração do produto.

Neste artigo vou apenas mostrar como se instala o Pulse 2 num Debian 5 e mostrar alguns exemplos de como criar uma imagem “Master”, para depois efectuar o deployment de imagens e de como distribuir software.
No entanto o Pulse 2 não faz só isto. Outras vantagens, além de clonar imagens para deployment e distribuir software, é a criação de utilizadores, máquinas, grupos estáticos e dinâmicos e inventariação das máquinas cliente.

Para conhecerem melhor o produto e as suas vantagens, peço que vejam este pdf.

Para acabar a introdução, fica uma imagem da equipa que desenvolve o Pulse 2.

1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo