AnálisesDestaque

ASRock Z68 Pro3

UEFI

Como já vem sendo habitual na geração Sandybridge, a velhinha BIOS finalmente cede lugar à um firmware mais avançado, a UEFI, sigla para Unified Extended Firmware Interface.
A primeira coisa que salta logo à vista de imediato é possuir uma interface gráfica moderna e suporte para o Rato.
As BIOS apenas suportavam interface puramente baseada em caracteres ASCII e com gama de cores pequenas, enquanto UEFI já liberta-se destas “amarras”.
Claro que há melhoras “under the hood”, como boot mais rápido, suporte para discos maiores que 2 TB, arquitectura universal, suporte de rede…

Claro que provavelmente no futuro poderá ter ainda mais funcionalidades.

Abaixo algumas fotografias dos menus principais. A interface gráfica é igual à outras tantas motherboards da ASRock com UEFI, excepto a gama Fatal1ty, como na review da P67 Fatal1ty.

Só vamos mostrar os menus principais para não “atulhar” a análise.

Menu principal, com a info da versão da UEFI, info do CPU e memórias instaladas. Por cima temos 7 botões, o “Home” (este menu), OC Tweaker, para overclock, Advanced para configurações gerais, o monitor de hardware, configuração de boot, configurações de segurança e sair.

Menu de overclock, que apresenta bastantes opções. Pode-se inclusive alterar o BLCK, mas com o detalhe que está limitado a 110 mhz. Esta plataforma raramente tolera aumento de BLCK acima dos 105 mhz, portanto é uma layer extra de segurança.

É interessante existir na mesma o ajuste do BCLK, para compensar desvios negativos (por exemplo estar a operar a 98-99 mhz) e permite dar um pouco mais de “sumo”. Notar que permite ajuste de 0,1 em 0,1 mhz, o que permite uma boa calibração.

No fundo da página possui 3 “slots” para gravar configurações.

Menu de configuração de memórias. Se as memórias tiverem suporte XMP, facilita de que maneira a sua configuração. É carregar o profile (ou o desejado se existir mais) e já está. Como não há ajuste do BLCK, elimina-se um factor de instabilidade.
Claro que podem sempre ajustar os timmings à unha, sendo que os 5 primeiros is mais importantes. (8-8-8-24 1N na imagem).

Configuração avançada. Há bastantes opções, logo só se apresenta o índice. Aqui encontra-se a configuração do CPU (ligar/desligar o HT, nº de cores activos, etc), configuração do IGP no menu NorthBridge, o southbridge, USB, super/IO, armazenamento e ACPI.

É neste menu onde se encontra a opção para actualizar a UEFI, que é o método mais simples e seguro. Basta terem o ficheiro numa pen USB, escolher e esperar.

Monitor de hardware, onde se pode ler as temperaturas, rotações das ventoinhas e voltagens, bem como configurar as ventoinhas. Notar que a board suporta 6 ventoinhas, mas apenas 5 fans são controláveis, sendo que as do CPU partilham a mesma opção.

Por estar montado um Antec 920, a gestão da ventoinha é feito pelo próprio, logo as ventoinhas do CPU foi deixada em “full on”.

E por fim, a configuração de boot.

1 – Introdução
2 – Lucid Virtu e xFast USB
3 – UEFI
4 – Fotografias
5 – Fotografias
6 – Testes
7 – Overclock
8 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo