AnálisesDestaque

ASUS Xonar HDAV1.3 Deluxe

Veredicto

Configuração

Configuração da maquina de testes.

Não foi feito testes sintéticos com números e afins, até porque seria preciso equipamento bastante caro para verificar certos parâmetros, como o SNR, alcance dinamico, sampling rate, etc.
Outros testes, como ver se há offloading de CPU é bastante dificil, visto que o uso de CPU por parte do som já é muito baixo.

Igualmente não tenho material sonoro que fosse capaz de extrair tudo desta placa, como um kit 7.1 de elevada qualidade, com entradas analógicas e digitais, nem um sistema de som de qualidade com suporte HDMI.

Toda a experiencia foi baseada com umas colunas 2.1 Logitech Z2300 e auscutadores Sennheiser HD238, que não sendo material de topo, também não é baixa gama.

Mas toda a experiencia é muito agradável, seja em música, filmes ou jogos.

Um jogo que experimentei com esta placa foi o Elder Scrolls V: Skyrim. Posso dizer que mesmo com 2.1 o envolvimento sonoro é bastante bom, alem da qualidade de som. Um dragão a voar e a rugir à nossa volta até arrepiada tal o envolvimento sonoro.

A experiencia com musica é muito boa, especialmente com FLAC (audio com compressão sem perdas) com taxa de amostragem elevada (48 khz) e 24 bits.

O mesmo para filmes, especialmente no que toca ao surround.

Um outro pormenor digno de nota é a ausencia de ruídos parasitas.

Neste teste, coloquei o volume das colunas no máximo (que tem 200w RMS), bem como o volume do SO igualmente no máximo e não se ouvia absolutamente nada!

E posso dizer nesta situação, um simples aviso sonoro do SO fazia o chão tremer!

No geral fiquei com boa apreciação, apesar de no geral pouco se notar para a placa de som onboard (Realtek ALC892), mas até porque onde esta placa vai fazer diferença é com sistemas de som de topo, especialmente aqueles tipicos de home cinema,com ligações RCA nativas. Muitos até suportam HDMI, de modo a separar o som do video, enviando este para a TV e o som a ser reproduzido nas colunas externas.

Claro que estes kits não são baratos e facilmente entram no patamar dos milhares de €, mas quem tem dinheiro para tal material, também pode investir numa placa de som à altura!

1 – Introdução
2 – Software
3 – Fotografias
4 – Veredicto
5 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo