Notícias

Apple inicia inspecção às suas fabricas

Há duas semanas atrás foram conhecidas a falta de segurança e espaço reduzidos nos dormitórios,as horas excessivas feitas pelos trabalhadores e o recurso a trabalho infantil foram as realidades presentes nas fabricas onde são produzidos os equipamentos da Apple apresentadas através de um artigo de investigação no New York Times (Link).

O artigo do New York Times assombrou a apresentação dos resultados da Apple referentes ao primeiro trimestre de 2012, em que esta apresentou resultados recorde e de vendas de smartphones superando a Samsung e foi temporiamente a empresa mais valiosa (em termos de capital bolsista) em Wall Street ultrapassando a Exxon Mobil (Link).

No seguimento deste artigo,o CEO da Apple,Tim Cook, atráves de um email enviado aos 63000 trabalhadores da empresa e citado pelo New York Times (Link) garantiu que  “a Apple se preocupa com cada um dos trabalhadores na sua cadeia de fornecimento” e classifica quaisquer insinuações como “claramente falsas e ofensivas”.

Ontem houve mais um avanço por parte da Apple no seguimento deste caso.

A Apple anunciou,por meio de um Press Release (Link), que a partir de hoje as fabricas onde são montados os seus equipamentos na China, onde se inclui a Foxconn em Shenzhen e Chengdu, irão ser alvo de investigação por uma entidade independente chamada Fair Labor Association (Associação para o Trabalho Justo).

Apple afirma ter solicitado “auditorias especiais e voluntárias” às instalações onde é feita a montagem dos seus produtos. Tim Cook reafirma em nota oficial: “Acreditamos que trabalhadores em todo o lado têm o direito a um ambiente de trabalho seguro e justo, razão pela qual pedimos à FLA para avaliar de forma independente a performance dos nossos maiores fornecedores” apresentando também que este procedimentos consistirá em entrevistas a “milhares de funcionários”  focadas nas condições de trabalho e de vida, incluindo questões como saúde e segurança, remuneração ou horários de trabalho. Também serão inspecionadas instalações e dormitórios.

A Apple espera ter os primeiros resultados  em Março com publicação das conclusões e recomendações resultantes da primeira avaliação feita pela Fair Labor Association. Durante os próximos meses, a Quanta e Pegatron também serão inspecionadas com o mesmo objectivo.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo