AnálisesDestaque

Antec P280

Fotografias – Interior

Clique para ampliar

Vamos agora passar para o interior, com uma vista completa nesta fotografia. O espaço na zona da motherboard é simplesmente enorme, permitindo a instalação de motherboards E-ATX e XL-ATX e sistemas com 2 processadores e até 4 gráficas compridas!

O tray da motherboard tem um enorme recorte, o que ajuda bastante a montagem de coolers complexos com backplate. Basta montar primeiro a motherboard e depois instala-se o cooler com a board já quieta.

Notar ainda várias aberturas para passagem de cabos protegidas com “dentes” de borracha, que são bastante flexíveis, logo não vai atrapalhar a passagem dos cabos. A parte de trás tem 3 cm de largura, logo espaço mais que suficiente para passagem de cabos.

Pormenor das 3 ventoinhas. A Antec fez uma instalação muito interessante, que minimiza o número de cabos, com um “HUB” onde as 3 ventoinhas ficam ligadas. A alimentação do hub é feita por molex, que dado a posição, basta passar por trás do tray da placam-mãe. Em muitas caixas o normal é ficar os todos pendurados e o pior ainda, que é usar molex de 4 pinos em vez da ficha tradicional de 3 pinos. Há a possibilidade de ligar uma 4ª ventoinha.

Estas fans tem 2 posições de rotação. No mínimo são muito silenciosas e ainda assim com fluxo de ar aceitável. No máximo já fazem algum barulho, claro que com uma deslocação de ar jeitosa.

Também permite em teoria a instalação de 2 radiadores, mas o espaço é muito apertado. No topo só vai caber radiadores de 240 mm com até 25/30mm de espessura e pode impedir que o cabo ATX/EPS12V passe por trás. Infelizmente não tenho nenhum radiador para verificar e fotografar.

Pormenor da zona das baias 5.25″. A montagem pode ser feita sem ferramentas, embora tenha locais para aparafusar, que é o recomendado para garantir que fica tudo bem preso.

Os cabos na fotografia é das portas USB/Audio frontal, bem como dos botões e LED’s.

Pormenor da zona dos discos. Há um conjunto de 6 bandejas removíveis, cada uma suportando um disco de 3.5″ ou de 2.5″. Também há 2 baias para instalação de discos de 2.5″, por isso o espaço “vazio” por baixo das baias frontais de 5.25″.

Ponto para a Antec ao preparar a suas caixas para suportar discos de 2.5″, neste caso até 8 unidades 2.5″ podem ser instaladas.

Pormenor de uma das bandejas para instalar HDD’s, neste caso com um SSD de 2.5″ instalado. Notar que há suporte de silicone nos locais onde se aparafusa os discos de 3.5″, que ajuda a reduzir a vibração provocada por estes ultimos.

Agora um disco de 3.5″ montado, visto por baixo, que usa parafusos específicos.

Detalhe das 9 baias de expansão, com fixação via parafusos “thumb” e as peças são abertas para ventilação. Com 9 baias, a instalação de placas gráficas em sistemas multi GPU não será problema.
Dependendo da motherboard, é possível ter 3 gráficas, com 1 slot de espaço entre cada uma, o que garante arrefecimento impecável e ainda 2 slots para placas de expansão extras (tipo SSD’s PCI-e ou placas de som)

Um pormenor menos bom dos fios de ligação dos botões e LED’s. Os 4 fios estão individuais em todo o comprimento, o que acaba por influenciar a arrumação. (A peça branca onde os cabos estão ligados é um acessório que vem com motherboards ASUS)

Um detalhes a melhorar, onde os cabos deviam estar juntos em “fita” ou ter uma manga em todo o comprimento, só ficando separados nos 10 cm finais. Investir numa malha é recomendado para melhorar a arrumação.

O mesmo para o cabo USB 2.0, que tem 2 cabos separados em vez de ser único (especialmente que unem-se na ficha que liga à motherboard) só como o cabo USB 3.0.

1 – Introdução
2 – Fotografias – Embalagem e unboxing
3 – Fotografias – Exterior
4 – Fotografias – Interior
5 – Fotografias – Montagem de hardware
6 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo