Notícias

Cabos de fibra optica para Thunderbolt poderão chegar no final do ano

Quando a tecnologia Light Peak (ou Thunderbolt para Apple) foi apresentada esperava-se a utilização de cabos de fibra optica de modo a permitir velocidades de transferência mais elevadas através de distancias maiores, no entanto para diminuir os custos foram introduzidos cabos em cobre.

A Intel, segundo o site MacWorld, estará a finalizar os cabos de fibra optica até ao final do ano. Data de lançamento e preço dos mesmos ainda não foram divulgados mas serão compatíveis com as actuais portas Thunderbolt.

A utilização de fibra optica nos cabos apresenta a vantagem na transferência de dados distancias maiores que cobre.O cobre só pode ser utilizado até 6 metros face aos mais de 10 metros da fibra optica. Mas, no entanto, a fibra optica não pode ser utilizada para carregar dispositivos o que torna necessário que estes tenham uma fonte de alimentação.

A tecnologia LightPeak/Thunderbolt encontra-se aplicada nos computadores da Apple (MacBook Pro, MacBook Air, Mac Mini e iMac) e durante este ano poderão aparecer em mais marcas com suporte dos Ivy Bridge a esta tecnologia.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo