Artigos

Facilidade em desmontar o computador

Z1 product image with lion in screen

O ifixit deu o score máximo ao HP Z1 no que se refere à facilidade de desmontar os componentes. Para quem não conhece é a workstation da HP na gama de All-in-One. Muitos vão associar claramente ao iMac mas no caso do equipamento da Apple tudo o que envolva mais do que upgrade às memórias é complicado. A HP pegou no mesmo formato e até um amortecedor (literalmente) colocou de modo a facilitar o acesso ao interior.

Z1 laid back half open L 02 2012

Muitas vezes já me questionei porque é que esta área não era uma prioridade. Há dois pontos, um a favor e outro contra que consigo pensar.

Por um lado ao facilitarem pode ser um convite a que os utilizadores mudem componentes e acabarem por estragar algo e depois isso ter tradução em termos de aumento de avarias e consequentemente acabar em reparações com aumento de custos para o fabricante. Esta teoria pode funcionar para portáteis e all-in-one mas em desktops as dificuldades acabam quase sempre na qualidade da caixa e quem poupa ai rapidamente se arrepende. Também acaba quase sempre por influenciar a refrigeração dos componentes e a quantidade de ruído pelo que acaba sempre por ser uma má opção. Por outro ao ser difícil substituir componentes faz com que em caso de reparação as coisas sejam mais difíceis e demoradas para o próprio suporte técnico da marca. Mais tempo de mão de obra quando na garantia apenas significa aumento de custos para a empresa. Por isso, não vejo grande vantagem em dificultar esta tarefa.

Mas da experiência de montar e desmontar alguns computadores e portáteis não consigo perceber porque se complica muitas vezes o que poderia ser simples. No final tenho dúvidas que compense. Além disso não é fácil perceber porque não há uma procura de ter mais standards, ou seja, haver componentes comuns com clara vantagem em termos de inventário e de peças que se têm que manter em stock. A proliferação de diferentes modelos em algumas marcas adiciona uma complexidade que até para quem está dentro dos modelos acaba por confundir.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo