Artigos

Teardown do MacBook Pro com Retina Display

O site iFixit já desmontou peça por peça o novo MacBook Pro com Retina Display e classificou quanto à reparabilidade 1 numa escalda de 1 a 10 descrevendo como irreparável.

O teardown do iFixit verificou que os SSD são feitos pela Samsung e comparando com os SSD presentes no MacBook Air estes possuem um suporte diferente e as RAM utilizadas são fabricadas pela Hynix que estão soldadas à logic board. A bateria, segundo a Apple, tem uma vida de 1000 ciclos de carregamento está colada ao chassis do novo MacBook Pro e o Retina Display está incorporado na tampa e não possui um vidro a proteger. Além disto, ainda existem os já conhecidos parafusos pentalobais sendo necessária uma chave própria para desaparafusar a base para ter acesso ao interior.

As SSD ainda não existem fora do mercado da Apple mas poderão existir nos tempos mais próximos mas substituição é complicada devido ao acesso ao anterior. As RAM soldadas impossibilita que seja possível actualização para 16Gb de outro fabricante e por fim a bateria colada ao chassis é mais um obstáculo à substituição que é dispendiosa fora da garantia e sem o plano AppleCare.

Em suma, depois do teardown do iFixit é possível concluir que a tendência de reduzir o acesso ao interior e a possibilidade actualização de hardware nas máquinas da Apple está para ficar e poderá continuar em futuros produtos.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo