AnálisesArtigosDestaque

Philips Citiscape Downtown

Colecção Citiscape

A coleção Citiscape foi apresentada em Janeiro durante a CES2012. O Philips Citiscape Downtown é o modelo intermédio da coleção.

Influenciada por diferentes pessoas das maiores cidades no Mundo, a Colecção Citiscape inspira-se na vida citadina e na cultura urbana. A Coleção Citiscape utiliza a tecnologia MusicSeal para total imersão na música, tornando-a mais pessoal.”

 

Introdução

Os auscultadores Philips Citiscape Downtown fazem parte da nova colecção Citiscape lançada pela Philips durante o corrente ano de 2012. A coleção Citiscape tem um estilo urbano e representa o estado de arte dos auscultadores Philips para o mercado de consumo. Para além do desenho de bom gosto, a qualidade sonora é superior à que encontramos normalmente em equipamentos focados na imagem. O preço é muito competitivo.

Dispõem de um microfone integrado no cabo e um único botão serve de comando, permitindo alternar entre a audição de música e a recepção de chamadas.

Utiliza a tecnologia MusicSeal – tecnologia de isolamento do som exterior e para o exterior – desenvolvida pela Philips.

O som é alegre e controlado. O bom isolamento e a funcionalidade, contribuem para a recomendação dos Downtown como uma das melhores propostas de auscultadores portáteis.

Para as utilizadoras de auscultadores é neste momento a principal recomendação. Para os utilizadores do sexo masculino, dentro da coleção Citiscape, recomendo os Philips Citiscape Uptown, ou a gama Fidelio.

Os Citiscape Downtown estão disponíveis nas cores: cinzento, castanho-moca e púrpura intenso.

 

Especificações

•  Sistema Acústico: Fechado

•  Frequência de resposta: 18 – 22 000 Hz

•  Impedância: 32Ω

•  Potência máxima à entrada: 30 mW

•  Sensibilidade: 102 dB

•  Tipo: Dinâmico

•  Altifalante: Em Mylar™ – 40 mm

•  Cabo: 1,2 m

Especificações Completas: Citiscape Downtown

 

Principais Características

•  Microfone e comandos incorporados;

•  Diafragma de 40 mm em Mylar®;

•  MusicSeal – Tecnologia passiva de isolamento;

•  Proteções macias com memória para melhor isolamento e conforto;

•  Cabo do tipo fita anti-emaranhamento de 1,2 m;

•  Cobertura do aro metálico em tecido macio e removível.

 

Qualidade de Construção e Conforto

Os Philips Citiscape Downtown são auscultadores do tipo supra-aural, fechados e o desenho é elegante.

O diafragma de 40 mm instalado nos Downtown é do tipo Mylar® e utiliza uma bobina com enrolamento do tipo CCAW.

O Citiscape Downtown é um modelo de baixa impedância (32 Ω) e tem uma sensibilidade suficientemente alta para atingir pressões sonoras elevadíssimas a partir de qualquer leitor mp3, telemóvel, tablet e computador portátil.

Os materiais são de boa qualidade e proporcionam bom conforto em deslocações breves.

Pelo facto de serem supra-aurais,  a pressão da headband pode causar algum desconforto numa utilização prolongada (>1h). Este inconveniente é comum à maioria dos modelos supra-aurais, apesar dos Downtown serem mais confortáveis que a maioria dos modelos concorrentes, tais como: AKG K518 e Sennheiser HD205II. As almofadas tornam-se mais maleáveis com a utilização, traduzindo-se em maior conforto. A pressão exercida é a necessária para se proporcionar o excelente isolamento.

Como nota particular, refiro que a probabilidade de os Citiscape Downtown causarem desconforto a utilizadoras do sexo feminino de estatura média é mínima, mesmo em utilização prolongada.

Os auscultadores são pequenos. Sempre que seja necessário retirá-los da posição de audição, são fáceis de colocar em volta do pescoço.

 

Comunicações e comandos

O microfone e os comandos funcionam perfeitamente, sendo úteis para chamadas de telemóvel, ou por Skype™. O som das comunicações é claro, embora dependente da posição do cabo/microfone. O som captado pelo microfone é próximo, quente e sem noção espacial – o fundo é escuro e o som ambiente não é transmitido. Diria que existe uma assinatura sonora na captura de som própria da Philips, dada a semelhança com o som captado pelos telefones sem fios da marca.

O comando de um único botão tem a função de reprodução, pausa e atendimento de chamadas em equipamentos não pertencentes à Apple. Nos equipamentos Apple, é possível alternar entre faixas: pressionar duas vezes para passar para a faixa seguinte e pressionar três vezes para passar para a faixa anterior.

 

Estrutura e Qualidade dos Materiais

As almofadas têm memória e são revestidas a tecido robusto e confortável, semelhante a couro. É agradável ao toque, embora menos macio que o revestimento das almofadas dos CAL!. Apesar das almofadas não serem substituíveis, a qualidade do revestimento utilizado contribui para a maior longevidade do auscultador, que aparenta ser superior ao habitual.

A headband é metálica e revestida por um tecido almofadado removível, possivelmente lavável. O conforto e desenho da peça em tecido são o exemplo do cuidado e atenção nos pormenores que a Philips teve na Coleção Citiscape.

 

Na altura da compra, é preciso ter em conta que o modelo com o tecido de cor clara (opção cinza), é mais propenso à sujidade.

Destaco positivamente os materiais que compõem a estrutura dos auscultadores: os Downtown recorrem principalmente a metal e não têm nenhuma parte particularmente sensível. Nas zonas que utilizam plástico (earcups), este é robusto e não há qualquer aparência de fragilidade. A construção inteligentemente integrada e cuidada dos Philips Downtown evita fracturas indesejadas nas peças.

 

Isolamento

O Isolamento dos Philips Citiscape Downtown é muito superior ao isolamentos dos Creative Aurvana Live! (CAL!). O ruído externo é bem filtrado, passando apenas níveis mínimos de ruído ambiente, raramente interferindo na audição em curso. Os Downtown conseguem ser completamente imersivos. O MusicSeal funciona perfeitamente e é uma característica válida e bem implementada.

 

Portabilidade

O formato simples e integrado dos Downtown limita o seu transporte numa mala. Os Citiscape Downtown não são dobráveis como outros auscultadores portáteis. Não causam transtorno quando transportados em volta do pescoço.

 

Cabo

O cabo fixo de 1,2 mm é em fita e terminado por um conector plástico de 3,5 mm em L. Na embalagem é incluído um cabo adaptador para a função headset em telemóveis das marcas: Sony-Ericsson, Nokia e Samsung. O microfone e o comando de um botão, é integrado no cabo numa posição próxima do auscultador.

 

1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo