ArtigosNotícias

3ª geração da tecnologia Thunderbolt esperado no 2º Trimestre de 2013


A Tecnologia Thunderbolt da Intel, foi apresentada ao mercado no inicio do ano de 2011 pelo MacBook Pro da Apple, usando o mesmo conector que o Mini DisplayPort. Combinando PCI Express e DisplayPort numa interface de dados que oferecia taxas de dados até 10 Gbps.

Esta tecnologia, desenvolvida por dois gigantes da informática, a Intel e a Apple, é vista como um substituto para o USB, mas só recentemente foi aplicada no PC mas com uma segunda geração de chipsets, o denominado”Cactus Ridge”, acompanhando algumas motherboards de topo da geração Z77,  de alguns conhecidos fabricantes de hardware como a ASUS, a MSI ou a Gigabyte .

Surgem agora rumores acerca de um novo chip de terceira geração o “Redwood Ridge” que pode atingir taxas de transferência de dados de 10 Gbps e com suporte para DisplayPort v1.2 Redriver e DisplayPort v1.1a . Este chipset, supostamente será lançado no 2º trimestre de 2013, juntamente com os novos processadores da Intel.

Assim sendo, todas as esperanças de ter velocidades mais rápidas na tecnologia Thunderbolt, ficam adiadas para 2014.

A Intel deverá lançar um chip Thunderbolt de 4ª geração durante o ano de 2014, proporcionando taxas de dados até 20 Gbps em dual-channel.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo