Guias

Como encerrar contas de serviços que já não uso?

Imagem retirada do Site Lifehacker.com

É difícil lembrar-nos de todas as contas que criamos ao longo dos anos, especialmente porque estão espalhadas por vários serviços. No entanto, podemos fazer algo para as encontrar. Eis o que recomendo:

Verifica o teu email ou emails antigos

O melhor lugar para procurar por serviços que subscreveste é, evidentemente, o teu email. Assumindo que não apagas nenhum destes emails, é provável que encontres emails de boas vindas. Faz uma pesquisa para encontra-los. Usa frases como:

. “Confirm your email”

. “Your new account”

. “Welcome to”

. “Unsubscribe”

Certifica-te que fazes esta pesquisa em todos os teus emails e não apenas nos que usas atualmente. Esta é uma forma bastante eficaz de encontrar serviços que subscreveste e que atualmente não usas. Podes também vir a descobrir que muitos desses serviços ainda te enviam emails. Assim sendo, esta é também uma boa forma de limpar a tua caixa de entrada.

Procura por passwords antigas no teu Browser ou em password managers (ex: LastPass)

Se tens por hábito guardar passwords no teu browser tens aí mais uma possibilidade de encontrar os serviços que já não usas. Os password manager são também um bom local para procurar, principalmente aqueles que ficam associados ao nosso browser, como por exemplo LastPass. Este último ordena as passwords por grau de utilização, pelo que vai facilitar esta pesquisa.

Verifica os serviços associados as tuas contas pessoais

Grande parte dos serviços que existem hoje em dia, permitem que os subscrevas através das tuas contas no Google, Facebook, Twitter, etc. Dependendo da natureza do serviço subscrito, este pode ainda pedir para aceder á tua conta no Flickr, Instagram ou Dropbox. Uma excelente maneira de descobrir esses serviços antigos é procurar por permissões nos serviços que usas atualmente, ou seja, procurar por subscrição de serviços através da tua conta no Google, Facebook, Twitter, Dropbox, etc. Uma forma prática de o fazer é consultando o site mypermissions, pois mostra todos os serviços que foram subscritos através da tua conta no Facebook, Twitter, Google, Yahoo, Linkedln, Dropbox, Instagram, Windows Live, Flickr, AOL, etc… É mais uma boa possibilidade para iniciares a tua busca.

 O que deves fazer a partir daqui?

Agora que encontras-te o maior numero de emails que conseguiste, deves-te preocupar em continuar com estas medidas daqui para a frente, ou seja, se vais subscrever serviços que não tens a certeza se estás interessado (sejamos honestos, todos o fazemos), certifica-te que arquivas os emails de boas vindas em vez de os apagares. Esta pequena ação vai-te ajudar a fechar a conta quando pretenderes.

Podes também subscrever novos serviços criando uma variante do teu email. Por exemplo: meuemail+serviç[email protected]. Assim vais saber sempre onde encontrar esse tipo de emails.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo