Notícias

Intel Haswell / Shark Bay – Está a sua fonte preparada para o upgrade?

Segundo um artigo do VR-Zone a 4ª geração de processadores Intel,  (com nome de código Haswell), que estão previstos serem lançados por volta de Junho  trazem várias inovações em termos de IPC’s (instructions per clock), novas instruções para sistemas x86 como é o caso de AVX2, melhorias em termos do GPU integrado no processador e optimização em termos de consumo permitindo transições entre estados de funcionamento normal e repouso (idle) mais profundos de forma a obter maior poupança em consumo.

Estes novos estados,  C6/C7 na arquitectura Haswell-Shark Bay requer que a fonte mantenha um mínimo de 0.05 Amperes na saída de 12V dedicada ao CPU.

IDF

As fontes mais antigas ou de baixo custo não serão à partida capazes de manter uma potência constante na linha dos 12V causando com que o sistema se desligue por completo quando entra num destes estados.

A diferença está nas guidelines para o Ivy Bridge e CPU’s anteriores que apenas necessitavam de um mínimo de 0.5 amperes. Uma vez que tanto as fontes de “marca branca” ou baixo custo assim como as fontes para entusiastas nenhuma tem a informação sobre os mínimo valor que é garantido nas suas especificações é virtualmente impossível saber quais as fontes que irão suportar na totalidade estes CPU’s.

Para tentar minimizar as questões de compatibilidade, os fabricantes de motherboards para estes CPU’s estão a implementar uma opção na BIOS para desactivar manualmente estes modos quando é detectado que o sistema não suporta estes estados.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo