AnálisesArtigos

Um mês com o Samsung Galaxy S4

destaque

O Samsung Galaxy S4 foi apresentado a 15 de Março de 2013. Passaram mais de 4 meses desde o seu lançamento pelo que mais do que uma análise este é um artigo sobre um mês de utilização deste equipamento. Em termos de análise não conseguirei dizer algo que já não tenha sido dito e comentado no fórum.

Em termos de utilização a primeira preocupação foi ter o equipamento por um período de tempo que permitisse usar no dia-a-dia podendo ter uma opinião um pouco mais fundamentada do que o que é possível ter em apenas uma semana, que acaba muitas vezes por ser o tempo útil de utilização quando fazemos análises.

As minhas interrogações eram várias: em primeiro lugar não ter um equipamento de topo para poder falar sem ser apenas pelo contacto e informação de outros, ou as opiniões dos membros do nosso fórum; em segundo lugar, perceber se para o meu tipo de utilização um equipamento destes fazia sentido. Coloco sempre a tónica no tipo de utilização por um motivo simples: aquilo que é bom para uns não é certamente ideal para outros. No meu caso os jogos estão completamente de parte já que não sou gamer, no entanto, para alguns esse será um dos aspectos fundamentais na escolha de um smartphone.
Em terceiro lugar procurei perceber se este equipamento substituía um tablet, sendo esta uma forma fácil de justificar a sua aquisição.
Por último queria saber a que nível estava neste momento a plataforma Android atendendo que no dia-a-dia uso um Nexus S que é muito mais limitado em todos os aspectos, e compreender se encontrava algumas questões novas.

Espero que este artigo consiga responder a estas questões, trazer mais algumas aos leitores e seguramente irão corrigir algumas falhas, porque se há algo que tenho a noção é que durante este tempo não consegui dominar totalmente o equipamento e também por alguns tiques pessoais há funcionalidades que não me atraem e que outros podem considerar fundamentais no vosso dia-a-dia.
Atendendo também ao facto que o equipamento não era meu e tem que ser devolvido nas mesmas condições que o recebi não utilizei o equipamento em algumas situações em que poderia ter algum acidente.

Especificações

SoC Quad-core Snapdragon (1.9GHz)
Memória RAM: 2GB. Armazenamento 16/32/64GB
Expansão: microSD 16/32/64GB
Ecrã 5’’(4,99’’)
Super AMOLED
1080p
441 ppi
Rede 2G
3G
4G LTE Cat3 100/50Mbps (dependendo da região)
Dimensões e Peso 136.6mm x 69.8mm x 7.9mm
130 gramas
Câmara Traseira 13MP f/2.2
Frontal 2MP
Bateria Removível 2600 mAh (9.88 Wh)
Sistema Operativo Android 4.2.2 (Jelly Bean)
Conectividade 802.11a/b/g/n/ac (HT80) + BT 4.0
USB 2.0 NFC
GPS/GNSS
IR LED
MHL 2.0

O modelo que tive oportunidade de testar foi o  GT-I9505 que é o modelo com o Quad-core Snapdragon, com 16GB de memória. Comprei um cartão SanDisk Ultra micro SDXC de 64GB recomendado no fórum (como não poderia deixar de ser) e que sempre funcionou na perfeição.

Como sabem existe um modelo com o SoC Exynos 5 com oito cores formado por um Cortex-A15 com um core como o Cortex-A7. A ideia é utilizar um ou outro dependendo do que estiver a ser feito pelo utilizador, no entanto, o modelo mais popular em Portugal, e junto dos entusiastas, tem sido o equipamento que tive oportunidade de testar.

1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo