AnálisesDestaque

Análise ECS Liva White 64 GB

e36

E agora passamos aos benchmark de browser, onde posso já afirmar que em nenhum deles notei lentidão por parte do ECS Liva. É um dispositivo perfeito para quem só navega na Internet.
Para os testes foi usado o Google Chrome 38.

Começando pelo Browsermark, um benchmark que testa várias funcionalidades a nível de velocidade do browser e onde o ECS Liva não tem qualquer problema.

e37

Em seguida o Dromaeo em testes de DOM Core. O Liva tem um excelente resultado.

e38

Flash Benchmark 2008, em que o ECS Liva tem mais um ótimo resultado, ao contrário da primeira versão Atom.

e39

No Html5-Benchmark que como o nome diz, testa a performance de funcionalidades Html5, o ECS Liva fica um pouco para trás, mas correndo o benchmark, nota-se que mesmo assim a velocidade é aceitável.

e40

Kraken é um benchmark de javascript. De notar que quanto menor a pontuação, melhor. Mais um excelente resultado para o ECS Liva.

e41

Octane, é mais um benchmark javascript onde o ECS Liva fica muito perto do Sapphire VS8 e a milhas de distancia do Fit-PC2.

e42

Peacekeeper é um benchmark web da futuremark e testa a nível geral a perforance do Browser. O resultado aqui não é dos melhores, mas muito acima de qualquer dispositivo móvel.
Talvez o resultado mais baixo se deva às parte de vídeo e WebGL.

e43

O WebXPRT é um benchmark web que testa html5 e javascript com operações em fotos.
Mais uma vez o resultado do ECS Liva é bastante bom.

e44

e45

E agora a parte importante dos consumos. Em idle o ECS Liva consome uns meros 4 Watts, enquanto o Sapphire VS8 consome 29 e em Load do processador, o ECS Liva consome 8 Watts contra os 38 do Sapphire VS8.

Se formos ver, a performance por Watt do ECS Liva é excelente.

Conclusão

Pessoalmente, ainda não tinha experimentado um computador com a última versão do Atom. Estava habituado aos anteriores, que apesar de em certos casos serem úteis, para Desktop já se tornavam complicados de usar.
Este ECS Liva com este Atom é bastante diferente. Sim, o processador tem as suas limitações. Não se vai fazer rendering num Liva, mas para o uso comum de desktop, dá perfeitamente.

Fiquei agradavelmente surpreendido pelo ECS Liva. A ideia do kit, o seu preço e a performance por watt, a sua simplicidade, etc.
Há pormenores a melhorar, mas a ECS tem um roadmap para o Liva.

LIVA_Roadmap_678x452

Mesmo que agora muitos não se interessem por ele, no futuro tornar-se-á cada vez mais apetecível.

Está a haver uma fusão entre o mercado móvel e Desktop e os dois lados têm a ganhar. Talvez um quad core Atom, com 4 GB de Ram e mais portas USB, preço cada vez mais baixo, tornem o Liva um best seller.

Como está, já está bem, e recomendo para certos casos:
– Desktop de um utilizador simples.
– Media Center com storage Externa.
– Kiosk PC.
– Thin Client.
– Linux mini/personal server.

Gostei muito de fazer esta review e vou querer ver os futuros Liva.

recomendado_zwame

Agradecimento
A ZWAME agradece à ECS pela disponibilidade do equipamento.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo