AnálisesDestaque

GIGABYTE AMD/ATI HD6850

Introdução

A GIGABYTE, um fabricante de motherboards, placas gráficas entre outros componentes informáticos, Líder no mercado, introduz uma nova gama de placas gráficas com chip AMD. Ao contrário de outros lançamentos anteriores, a AMD/ATI abre esta nova série com as placas mais baixas da nova gama HD6000 baseadas nos chips Barts, estas gráficas apesar de terem uma nomenclatura historicamente de placas de topo de gama, são apenas as de entrada de gama, o que se pode pensar que seja uma jogada de marketing da AMD/ATI para aumentar as vendas. Enquanto a HD5800 é um placa gráfica “high-end”, e a HD5900 uma placa Dual-GPU, a HD6850 de 1GB (Barts Pro) e HD 6870 1GB (Barts XT) são lançadas com preços de cerca de €180 e €240 respectivamente.

Muito em breve sairão as placas da série HD6900, uma Dual-GPU HD6900 também está nos planos, esta, a gráfica mais rápida de toda a série. Sendo uma placa gráfica mid-range, a HD 6850 1GB não tem um número muito abundante de “stream processors” ou de “tessellation units” como é normal neste tipo de placas. Na verdade, o projecto para as gráficas da série HD 6800 é bastante conservador, um esforço, sem dúvida, para entregar os GPU’s a tempo e dentro de um orçamento específico. Afinal, até para as grandes empresas os tempos são de contenção e de planeamento como nunca vimos até agora. Este é possivelmente o amadurecimento de design e produção de um GPU que deu frutos ao mesmo tempo tentando evitar atrasos em novos produtos, ou talvez seja a altura de pensar se a redução do processo de fabrico é a solução para novos chips ou se passará por novas tecnologias dada a dificuldade que temos visto que tem criado ao principal fabricante que é a TMSC.

Com um PCB de cor azul que é a sua cor de referência e com um cooler diferente e bonito, é a combinação adequada para uma excelente refrigeração e desempenho, sendo também 100% silencioso, simplesmente não se consegue ouvir. A solução desta refrigeração faz parte da série GBT Windforce da Gigabyte que a denominou “Design de redução de poeira inteligente”. Muito interessante como podemos ver, é o sistema de regulação do cooler que (veja abaixo) activa/desactiva uma das ventoinha de quatro minutos, o que permite ter sempre a placa refrigerada e permite poupar energia caso não seja necessária a segunda ventoinha, poupando também o tempo de vida das ventoinhas. Quando em load, ao atingir cerca de 70º C, as duas ventoinhas ficam a trabalhar mas quase sem se notar que lá estão.

Especificações

1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo