AnálisesDestaque

OS X 10.6.6 Server

Introdução

Hoje quero-vos apresentar o OS X Server, a actual versão 10.6.6. Provavelmente esta é a análise mais difícil que tive que fazer, por vários pontos:

1. Não sou utilizador de OS X, versão cliente. Usei bastante o OS 9, que achava terrível e poucas vezes toquei no OS X.
2. As vezes em que mexi em OS X, ou tive muito azar, ou não correram bem de facto. Desde kernel panic quase depois de uma instalação limpa até problemas com importação de certificados.
3. As experiências das pessoas que conheço que usam OS X. Todos falam muito bem do sistema, mas quando me mostram qualquer coisa, há sempre um problema. Ou o computador consome muita memória RAM, ou a aplicação encravou e ficou o “spinningball”, etc.
4. Habituação. Já passei por tudo o que era Windows e quase tudo o que é Linux e FreeBSD, seja por ambiente gráfico ou por linha de comandos e salvo raras excepções, consigo-me adaptar ao sistema e trabalhar nele. Ora, isso nunca me aconteceu com OS X. Nunca me consegui habituar ao ambiente gráfico e aos enormes shortcuts para fazer algo simples (cmd + shift + 4 + space + rato, para tirar um screenshot a uma janela???).
Não o consigo achar intuitivo.
5. Não gosto do mundo fechado Apple a nível de hardware e algumas decisões feitas pela Apple que restringe o utilizador.

Provavelmente estão-se a perguntar, porque é que alguém que não gosta deste ambiente e não tem qualquer experiência, tenta fazer esta análise?
Para mim é simples. OS X é baseado em BSD, provavelmente uma das plataformas mais estáveis que existe. A Apple, apesar de não concordar por completo, faz dos melhores GUIs (Graphical User Interface) do mundo. Logo, o OS X Server deve ou deveria ser um dos melhores sistemas operativos do mundo para servidor.

A questão é que sempre que falo em OS X Server, “torcem-me o nariz”. Parece que ninguém o leva a sério. Tornou-se quase uma piada. Apesar de saber que o sistema operativo está limitado ao hardware da Apple, não percebo tanta desconfiança.

Quis fazer esta análise, como um artigo de “descoberta”. Isto é, ou o OS X Server tem mesmo problemas ou não serve como servidor ou a Apple nunca conseguiu que as pessoas levassem a sério o que tem de bom.

Do pouco que conheço o OS X Server, sei que ele não vem “despido” de software. Inclui muito software de servidor, penso que algum até não se encontra noutros sistemas operativos e por isso vou tentar nesta análise passar os olhos por quase todos os serviços que o OS X Server disponibiliza.

O OS X Server, pelo que sei, é actualmente vendido em DVD, na versão 10.6.3, que depois se actualiza para a versão 10.6.6.
O preço é de 499$, sem limite de utilizadores. Uma pechincha, neste mercado.

O que fiz, para fazer esta análise?
Pedi emprestado um Macbook de alumínio, com Vmware Fusion 3 e pedi o DVD do OS X Server que há pouco tempo comprou este para ter em casa.
Instalei o OS X Server numa máquina virtual com um vCpu e 1 GB de RAM. Como é óbvio não fiz testes de performance.

1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo