Análises

Análise Panda Internet Security 2011

Com uma interface simples e bastante parecida á versão do Panda Cloud Antivírus Free (esquema de cores) esta nova versão do Panda trás algumas novidades e melhorias em comparação com a versão anterior. É bastante mais rápida no que diz respeito ao iniciar da aplicação em si, como também na utilização de aplicações de terceiros, o que era uma dor de cabeça para alguns utilizadores ao abrirem qualquer aplicação ter que aguardar que o Panda verifica-se o ficheiro antes de o mesmo ser executado como acontece com qualquer antivírus contudo bastante mais lento na versão 2010.

Denota-se claramente uma melhoria de performance que não poderíamos deixar de referir,  e não só na utilização normal, mas também nas verificações manuais ou agendadas.

Tal como na versão anterior infelizmente continuamos a obter vários falsos positivos(ficheiros normais e sem problemas serem detectados como maliciosos), em menor quantidade muito devido ás novas instruções de heurística implementadas nesta nova versão, algo que pode ser facilmente resolvido através de umas pequenas alterações na configuração e que mesmo quando ocorre não causa qualquer dificuldade na utilização normal do computador como aconteceu no passado com outras soluções de outras entidades referente a alguns ficheiros essenciais do sistema serem detectadas e apagadas danificando o normal funcionamento do computador.

Nos testes realizados verificámos que o Panda é melhor a detectar e prevenir a infecção de um computador “limpo” do que a detectar e remover computadores já infectados, pois após várias análises detectava novamente a ameaça  caso selecciona-se-mos eliminar em vez de colocar em quarentena a mesma parecia passar despercebida, o que não deveria acontecer. Esta situação acontecia maioritariamente com scareware (tentativa de venda de produtos que não trazem qualquer utilidade para o utilizador recorrendo a métodos pouco ortodoxos) e rootkits.

A nível pessoal já tinha utilizado a versão de antivírus que é composta apenas por antivírus e firewall e no que concerne aos resultados não se denotou qualquer diferença.

A Firewall após instalada oculta todas as portas abertas e bloqueia todos os pedidos de portscan vindos do exterior e outros ataques vindos de websites infectados, pré-configurando o acesso para aplicações conhecidas e autorizando o acesso total para o exterior a aplicações desconhecidas, excepto se desactivar o modo automático de gestão da firewall

Através do acesso realizado a vários sites conhecidos que possuem exploits para tentar aceder ilicitamente ao computador o Panda apenas detectou alguns contudo a nenhum deles foi permitido o acesso ao computador ou a instalação de aplicações, ou malware sem conhecimento, pelo que apesar de apreciarmos mais ter tido conhecimento da tentativa de acesso não autorizada, ficamos satisfeitos ao saber que estamos protegidos, o que para alguns pode ser um ponto positivo não sendo chateados constantemente com pop-ups a indicar que foi detectado uma ameaça a todas as páginas que abrem, para outros seria melhor ter a opção de activar e desactivar os avisos de forma a gerir melhor a segurança das suas máquinas.

Com a função de Gestão de rede o Panda permite-nos verificar o estado de todas as máquinas existentes na nossa rede doméstica, contudo apenas isso, não permite o acesso remoto aos dispositivos de forma a poder melhorar ou alterar o estado, tendo que ir localmente ao dispositivo, utilizando uma aplicação de terceiros, ou a aplicação incluída através do acordo de parceria com a BeAnywhere permitindo a instalação da versão Be Anywhere Personal Edition que dá a possibilidade de aceder remotamente às máquinas configuradas dentro e fora da sua rede interna e doméstica.

Nota negativa para a aplicação Be Anywhere personal Edition por não permitir durante a utilização de palavras-chave com caracteres especiais apenas palavras-chave Alfanuméricas. Após esse pequeno “glitch” a instalação e a utilização é simples e sem qualquer complicação permitindo deste modo a gestão da rede após uma pequena configuração.

O filtro de anti-spam é capaz de ser o mais simples e intuitivo que já passou pela minha máquina. Se é bom por um lado, pois garante que o utilizador comum configure facilmente o filtro, para o utilizador avançado fica limitado pelo número escasso de configurações permitidas. Basta colocar o endereço de e-mail ([email protected]) ou dominio (gmail.com) à lista de permissões, sendo que recomendamos que utilize apenas a opção de endereço, de forma a não correr o risco de bloquear e-mails de remetentes seguros.

Quanto ao controlo parental este permite a utilização de filtros pré-definidos, limitados pois são demasiados generalistas não permitindo definir excepções, ou níveis de permissão dentro de cada filtro, e a criação de uma lista de sites permitidos / bloqueados o que confere um maior controlo sobre a utilização de Internet por parte dos mais pequenos lá em casa.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo