DestaqueGuias

FreeNAS como NAS e cliente de torrents

Configurar o cliente de Bittorrent

Agora vou explicar como configurar o FreeNAS para fazer descarregar torrents.

À semelhança das anteriores configurações, esta não será nada de mais.

Voltando à página administrativa do NAS, no menu Services, escolhe-se Bittorrent, a última opção. Carregando em Enable, tem-se acesso a todas as configurações necessárias. Criei a pasta Downloads, a partir do Explorer do Windows e defini-a como a pasta de destino para as transferências. Mais abaixo, está a opção para escolher a pasta onde o FreeNAS procurará os ficheiros torrent, defini a mesma pasta que anteriormente. No fundo estão as opções relativas à webGUI do cliente Bittorrent, que é nada mais nada menos que o Transmission. Para aplicar as definições pretendidas, clica-se no botão Save and Restart

Para iniciar um download, basta guardar o ficheiro torrent respectivo para a pasta-fonte anteriormente definida.

Aqui temos a webGUI do Transmission, que permite gerir as transferências. Muito simples mas muito eficaz, com todas as opções necessárias.

E é tudo! Nesta altura devem ter um NAS perfeitamente configurado e pronto a ser utilizado para partilhar ficheiros e fazer downloads por Bittorrent. Lembro que a instalação foi feita recorrendo ao VirtualBox, pelo que certo hardware físico pode não ser suportado, mas não há nada como experimentar para ter a certeza. Destaco também o suporte nativo a ZFS, um sistema de ficheiros que foi alvo de análise aqui.

Links úteis:

Página principal

Download

Lista da hardware compatível

Página anterior 1 2 3 4 5 6

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo