AnálisesDestaque

Silverstone Raven RV02

Raven RV02

Esta caixa é a segunda geração da série Raven, que têm como ponto distinto, a motherboard ficar rodada a 90º, com as tudo o que seja inputs e outputs na parte de cima da caixa.
Com isto, toda a caixa teve que ser reformulada, tanto em termos de dimensões, air flow e colocação de componentes.

Primeiro que tudo, vamos ver a razão porque a Silverstone apostou em mudar de forma tão radicar esta caixa.

Como podem ver, está tudo relacionado com o fluxo de ar. O ar quente sobe e por isso temos 3 enormes ventoinhas de 180 mm na parte de baixo e uma na parte de cima, que fazem fluir o ar para cima, onde ele é extraído, das diversas partes da caixa. Da direita para a esquerda, fonte, processador, gráficas e discos.
Teoricamente, parece um conceito muito bem pensado.

Vamos às dimensões.

Como podem ver, não vi esta imagem, antes de comprar a caixa. A caixa é simplesmente enorme em comprimento e não é pequena em altura, apesar de haver caixas ainda mais altas.

Ela pesa 12,5 KG e isto por causa das suas dimensões e por ser feita completamente em metal, bastante sólido. Digamos que depois de montar o computador por completo, não é propriamente fácil andar com ela de um lado para o outro.

Para terem uma noção das coisas, coloquei a Raven RV02 ao lado de uma caixa de servidores, um Dell PowerEdge 1800, que é enorme.

A Raven é mais comprida e mais alta, para surpresa minha. Acho que só não é mais pesada.

Aqui fica parte da caixa de cartão, onde tem as especificações.

Explicação dos vários pontos da caixa.

E a parte frontal, onde tem uma imagem dela, descrição geral os prémios que já ganhou.


A caixa vista por cima.

Abrindo o cartão, verifico que a caixa vem muito bem protegida, com esferovite na parte frontal e traseira e uma cobertura para evitar danos e riscos.

Os acessórios que vêm com a caixa. Parafuso, um adaptador para SSDs 2.5, manual. Uma cinta e plásticos para juntar os cabos. Adaptador para o painel frontal, para dispositivos 3.5 polegadas.

O interior da caixa, onde se pode ver as enormes ventoinhas em baixo e uma em cima. Muito espaço para dispositivos 5. 1/4, mas muito pouco espaço para discos. Como vão ver, na parte dos discos tem uma pequena caixa de metal, que só leva 3 discos, na vertical. É um ponto fraco da caixa, tendo em conta as dimensões.

Vista na lateral, onde podemos ver o botão de Power e Reset na parte de cima. Duas entradas USB e input e output de áudio.

Vista de cima, onde podem ver que a fonte fica no canto direito, na parte superior e as placas ficam viradas para cima. Na ventoinha, temos três reguladores de velocidade, para elas. Low e High. Low não se nota o barulho. High nota-se um pouco, mas nada do outro mundo a nível de barulho. Todas as ventoínhas têm filtros de pó de fácil acesso.

Vista lateral, com a parte de trás desmontada, onde temos acesso ao backplate do processador.

Vista da parte de trás da caixa, em diagonal. A rede é para a fonte respirar e tem um filtro de pó. Os cabos passam todos pela parte de trás, como vão ver.

Parte de trás, de muito fácil acesso e muito bom para arrumar os cabos.

Vista de cima, frontal, onde ficam em evidência as ventoínhas de 180mm e a forma simples de tirar os filtros.

A baía de discos, que como disse, só dá para 3 e de fácil acesso…se não tiverem o computador montado com gráficas enormes. Caso contrário, é preciso tirar as gráficas, para aceder à caixa dos discos. Este é um dos pontos fracos da caixa

Na parte de cima, para colocar dispositivos 5 1/4, à primeira vista não é muito simples, mas depois é só encaixar pela frente, sem ser preciso parafusos. Ele próprio retém o dispositivo.

Vista superior da ventoinha da parte de cima, que retira ar quente do processador. Podem também ver ao pormenor, os 3 reguladores de velocidade.

Vista superior, da parte da frente, onde podem ver a boa construção, com os botões de Power e Reset, USB e input e output de som.

Vista ao pormenor de uma das ventoinhas de 180 mm na parte de baixo.

Cabos internos para AC97 ou HD Audio.

Os reguladores das 3 ventoinhas, frontal, meio e traseiro, visto ao pormenor.

Cabos internos completamente protegidos e de fácil arrumação, como podem ver.

Vista da caixa, da parte de baixo. Não é fácil de ver, mas na parte de trás tem duas entradas para water cooling. Um sitio um pouco estranho.

Vista da caixa, já com o sistema montado.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo