AnálisesDestaque

AMD Phenom II X6 1090T Black Edition

Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • Como novo flashship da AMD, é de esperar uma performance “demolidora” e este CPU é a arma da AMD para combater os Core i7 da Intel tirando os extreme edition.
  • Hexa-Core nativo, sendo o primeiro da AMD.
  • Suporte ao socket AM2+ e DDR2 permitindo assim a quem já possui um sistema AM2+ fazer upgrade para Phenom II/Athlon II com um investimento reduzido!
  • Preço aceitável, na linha dos core i7 900 de entrada de gama e com performance equivalente.
  • A passagem de AM2+ para AM3 não alterou a retenção dos coolers, logo com compatibilidade com inúmeros coolers no mercado sem nenhuma alteração, coisa que com os Intel LGA 1366 e 1156 não vai acontecer, que vão requerer novas retenções, logo um custo adicional.
  • Gestão de energia do Cool and Quiet, que funciona mesmo com overclock, compensando o consumo extra que o overclock traz em load.
  • Apesar de ser um hexa-core em 45 nm, o TDP ficou nos 125w, o que é muito bom, e ainda existe o 1055T e 1035T de apenas 95w.
  • Excelente capacidade de overclock, apesar da complexidade do CPU, consegue ir mais longe que muitos dos Phenon II X4 de core “Debeb”.
  • Tecnologia Turbo Core, que melhora bastante a performance single thread.
  • Suporte para DDR3.

Destaco pela Negativa:

  • Como não estamos perante uma nova arquitectura, continua a perder para os Nehalen em performance por clock e por watt, daí que os consumos não sejam os melhores, apesar de ter melhorado perante os Debeb, por ter mantido o envelope de 125w, apesar de ter mais 2 cores.
  • A performance do controlador de memória continua a ser um bootleneck, fruto também da baixa frequência, de apenas 2000 mhz, quando devia vir de origem a 2500-2600. Os CPUs Intel com controlador de memoria integrado são muito superiores aqui, seja em latência, seja em largura de banda (excepto Arrandale/Clarkdale). Isso faz que estes processadores tenham má performance onde a largura de banda tem influencia, como no WinRar.
  • Cache L3 algo pequena, sendo metade do Gulftown, mas com um processo de 45 nm não se pode pedir mais.
  • Consumo algo elevado com o turbo activo e 3 threads devido a voltagem mais elevada. O TurboBoost da Intel praticamente não eleva o vcore.

Conclusão

Com esta gama de processadores X6, a AMD volta a poder poder competir com a Intel nesta “travessia do deserto” enquanto prepara a proxima geração Bulldozer e BobCat, pelo menos no que toca na categoria de preço/performance. Este processador 1090T é o flagship da AMD de momento e a performance oferecida é equiparada aos Core i7 800 e 900 quad core, sendo que em alguns casos até os ultrapassa por uma margem confortável. É claro que perde (em alguns casos por números expressivos) perante os poderosos Hexacores “Gulftown”, mas os preços também são outros. Pelo preço de um único Core i7 980X, se compra 3 1090T, fora o custo superior da plataforma, que é a outra virtude da AMD, onde se encontra placas-mãe bastante boas e mais acessíveis que a generalidade das motherboards X58, apesar da Asus aqui testada ter um preço superior à algumas X58, embora seja das motherboard mais caras para AMD existentes.

Claro que sendo a arquitectura idêntica aos anteriores Phenom II, a performance por watt e performance por clock é ainda substancialmente inferior aos Intel, embora felizmente a implementação de uma tecnologia equivalente ao TurboBoost cortou um dos pontos fracos dos Phenom II perante os Core i5 e i7, a performance single thread, que como esta análise comprovou, em alguns casos a performance single thread deste CPU ultrapassa à performance single thread do Core i5 750, que como sabemos, passa de 2.66 para 3.2 ghz em single thread.

Classificação

recomendado

Agradecimentos

A ZWAME agradece à AMD pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo