ArtigosDestaqueGuias

Iniciação à Fotografia – Luz

O que é a luz? Ora, a luz é a matéria prima da fotografia. O processo de fotografar baseia-se na captura de luz para um suporte, seja analógico ou digital, e é essa luz que constitui as nossas imagens. É por isso importante para um fotógrafo conhecer a luz, as suas características e como a controlar, ou aproveitar, caso não seja controlável.

Intensidade
Uma das características mais importantes de luz é a sua intensidade. Regra geral, quanto mais forte for a luz, melhor. Para uma dada situação, quanto mais forte a luz, maiores as velocidades de obturação (shutter speed) e menores as aberturas que podemos usar, ou para as mesmas velocidades e aberturas, mais baixo vai ser o ISO utilizado, resultando numa imagem mais limpa de ruído.
Por outro lado, a luz pode ser fraca ao ponto de se tornar quase impossível tirar uma foto em condições. Esta é útil quando, não sendo fraca ao ponto de impossibilitar a foto, ajuda o fotógrafo a criar uma atmosfera mais dramática, através de outras características.
Independentemente da intensidade da luz, a quantidade que é captada na fotografia é controlável através da exposição.

Temperatura
Apesar de ser consensual que, quando constituída por proporções idênticas de todo espectro, a luz é branca, existem vários tipos de “brancos” definidos pela temperatura desta. A escala de temperaturas deriva da física, que nos diz que um material quando aquecido no vácuo irradia luz. Curiosamente a temperatura da luz irradiada corresponde ao inverso da temperatura do material. Por exemplo, a luz a 3200K (K provém de graus Kelvin, escala da temperatura absoluta) é amarela, cor quente, enquanto que a 8000K é azul, cor fria. O padrão para a luz diurna (presente durante a maior parte do dia) é 5500K.

No tempo do filme o fotógrafo tinha que se antecipar às condições, carregando a máquina com filme próprio para o tipo de luz que iria usar (luz branca, tungsténio, fluorescente). Na era digital, felizmente, podemos calibrar as máquinas para o tipo de luz que vamos utilizar a qualquer altura. Chama-se a isto o balanço de brancos (white balance).

As máquinas mais modernas já trazem várias calibrações pré-programadas, sendo as mais comuns “Diurna”(daylight), “Flash”, “Tungsténio” e “Fluorescente”. Máquinas mais avançadas permitem também criar balanços de brancos personalizados (custom WB), através de uma foto de um cartão cinza-neutro ou introduzindo directamente a temperatura em graus Kelvin. Se por alguma razão não nos for possível, ou não for prático, andar a permutar entre os vários balanços de brancos, as máquinas digitais dispõem ainda do balanço de brancos automático, em que a própria máquina se encarrega de acertar a temperatura da luz.

Contraste
Outra das características mais importantes da luz é o seu contraste. O contraste depende do ângulo formado pelos raios de uma fonte de luz, que varia consoante a sua distância e tamanho.
Uma fonte de luz de alto contraste é, por exemplo, o Sol num dia de céu limpo. Este apesar de ser grande, encontra-se tão distante que os seus raios acabam por ser praticamente paralelos. Este tipo de luzes é facilmente reconhecível pelas suas sombras bem definidas, também chamadas de sombras duras. Por esta razão, este tipo de luzes são também chamadas de luzes duras.
No caso de um céu nublado, por exemplo, a fonte de luz passa a estar consideravelmente mais próxima (as nuvens) e ocupa uma grande área sobre nós, sendo por isso uma luz suave. Ao atravessar a nuvem, os raios solares dispersam, acabando por incidir de vários ângulos. Por este motivo, os raios passam a atingir parcialmente a sombra, tornando esta menos definida. Mais uma vez consegue-se detectar o tipo de luz pela definição da sua sombra.

Será então uma luz pequena sempre má? Não. O tamanho da fonte de luz é relativo ao tamanho do que se está a fotografar. Também, como podemos ver acima, existem modificadores que nos permitem alterar o tipo de luz, independentemente do seu tamanho (Esquerda: Sombrinha difusora; Direita: Grelha).

1 2Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo