Artigos

Hardware – Solução para problemas comuns.

Hard Drive (Disco Rígido – não volátil)

  • Outro problema bastante comum são os discos rígidos.
  • Primeira coisa a saber…. mais cedo ou mais tarde os disco vão para o galinheiro. Os seus componentes mecânicos não são os de maior taxa de sobrevivência.
  • Aqui não existe muito a fazer sem ser arrefecê-los de forma eficiente, normalmente através de fan frontal e escolher as marcas mais duradouras (consultar diversas threads sobre o tema).
  • O backup da informação é vital, já todos levámos nas orelhas e já todos perdemos trabalhos e sabemos como isso se passa. Nunca é demais dizer: Backup, Backup, Backup, Backup…
  • Muitos de nós performance freaks não ligamos ao SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), queremos ganhar uns preciosos segundos de arranque, ou não queremos mais processos que o façam in Windows.
  • Para quem não é tudo ao último milésimo de segundo, convém deixar esta opção, por norma default na BIOS. Muitos não ligamos quando o PC arranca e nos diz SMART OK, quando vemos algo que nao OK, está na altura de comprar novo disco, pois quer dizer que este está para ir para os anjinhos. Realmente está é uma tecnologia que nos avisa quando o disco está para morrer, não pode ser mau ter.
  • Utilizar Data Recovery Services nao é muito bom, é bem caro.

GPU (Placa Gráfica)

1) Blackout’s/artefactos na imagem:
Causa: instabilidade (temperatura da placa e/ou overclock); fonte de alimentação insuficiente.

Solução:

1.a) Monitorizar as temperaturas da placa gráfica. Se estiverem muito altas (>70~80ºC, consoante a placa gráfica em questão) mudar a interface térmica entre a GPU e o dissipador. Se não resolver, certificar-se de que a nova camada de interface térmica foi bem aplicada (ver Aplicação de pasta térmica). Se o problema persistir (não, não é preciso consultar o seu médico ) significa que ou o dissipador é insuficiente ou existem irregularidades nas superfícies de dissipação de calor;

1.b) Reduzir o overclock

1.c) Fonte de alimentação: verificar se é suficiente, testando com outra fonte que consiga fornecer maior potência e que aguente o sistema em causa de certeza. Se persistir, será problema de outro componente.
2) Mudou de placa gráfica e não liga:
Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; problemas com a motherboard (menos provável);
Solução:

2.a) igual ao descrito em 1.c) ;
2.b) Verificar se todos os conectores de energia estão ligado na placa (conectores molex ou conectores PCI-Express); se persistir, a solução poderá passar pela descrita em 1.c) ;
2.c) Fazer Clear CMOS da motherboard; se não resolver, actualizar a BIOS para a versão mais recente e fazer, em seguida, um Clear CMOS; se o problema ainda persistir, poderá ser incompatibilidade com o chipset da motherboard (aconteceu com x1600Pro e 7600GS, principalmente com chipsets VIA e SiS, sendo os VIA mais problemáticos neste aspecto)

3) Mudou de placa gráfica e o Windows não carrega (o ecrã fica negro e “não passa daí”):
Causa: conflito de drivers.

Solução: usar a placa gráfica antiga, uma placa gráfica PCI ou entrar no Windows em modo de segurança; desinstalar os antigos drivers, correr o Driver Cleaner Professional para limpar ficheiros/entradas de registo residuais relativas aos drivers antigos; a partir daqui, muito provavelmente só é necessário instalar os novos drivers e reiniciar o PC.

4) Aviso de potência insuficiente (NVIDIA Power Warning):
Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; BIOS da placa gráfica (algumas 7600GS).

Solução:
4.a) Igual ao descrito em 1.c) ;
4.b) Igual ao descrito em 2.b) ;

4.c) Acontece nas 7600GS da Club 3D e Inno 3D (acho que são a mesma marca, mas pronto). As que trazem BIOS mais antigas (que datem de antes de Outubro de 2006, ver com o NiBiTor)  devem ser actualizadas:

BIOS Club 3D (apenas para as placas com 256MB de memórias Samsung!). Se o servidor FTP não funcionar, eu tenho uma cópia dessa BIOS (na placa gráfica que uso )
Inno 3D (o mesmo que em cima)

Há-de vir a parte: Aplicação de pasta térmica (referida em 1.a) )

Página anterior 1 2

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo