Notícias

Falha no Gmail provoca perdas de informação

O serviço de correio electrónico da Google, o Gmail, padeceu, no passado Domingo, de uma falha que limpou literalmente a conta a alguns milhares de utilizadores. A falha, segundo a Google, está já a ser reparada e os dados a serem repostos.

Uma falha nos servidores, um bug no software, afectou cerca de 0.02% dos utilizadores, o que perfaz 150 00 pessoas e muitos bytes de informação perdida. Felizmente, e porque uma empresa como a Google não pode correr riscos, há backups recentes que estão já a ser repostos, sendo que, estima-se, o problema está praticamente resolvido.

Uma pequena curiosidade é que os tais backups estão gravados em fita, isso mesmo, fita magnética, neste caso muitos e muitos metros dela. A razão é simples: a fita, ao estar offline, está imune a potenciais erros, como foi o caso, que possam afectar os backups principais. Assim, apesar de a reposição da informação demorar muito mais tempo, que aliás é o que, segundo a Google, está a atrasar a resolução completa do problema, garante que os dados fiquem seguros. Imaginem agora o espaço, e refiro-me a espaço físico, necessário para armazenar os dados pessoais dos muitos utilizadores de Gmail…

Se tiver sido afectado e  sua situação ainda não tiver sido regularizada, o melhor será estar atento ao blog do Gmail e ao Google Dashboard.

Fonte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo