Introdução Apresentamos a ASUS AMD HD6970 DirectCUII, que é uma versão “musculada” da HD6970 de referência da AMD fabricada pela ASUS. Com um design que chama a atenção pela escolha de cores e pelo tipo de cooler que é completamente diferente do de referência da AMD, para melhor posso dizer. Se repararem não estou a usar a o nome da marca ATI, isto porque a AMD silenciosamente eliminou a marca ATI, que na verdade já se tornou AMD, apenas a cor vermelha se mantém no logotipo, por enquanto, digo eu. A série 69xx vem trazer a mudança na arquitetura das placas gráficas da AMD, enquanto a série 68xx, foi um face lifting onde apenas foram efetuadas algumas pequenas otimizações na arquitectura, um ajuste aqui outro ali. Com o novo GPU, as coisas mudaram um pouco, a AMD passou de uma configuração de processadores VLIW5 (também conhecida como VEC5) para um shader SIMD VLIW4. Não vou entrar em detalhe sobre a nova arquitetura mas o que significa, é que a AMD passou de uma configuração VLIW5, que utilizava quatro unidades SIMD simples e uma t-unit com a finalidade de construir uma unidade de processamento de fluxo, para uma configuração que usa VLIW4 quatro unidades de fluxo (Stream Processing) que apresentam capacidades iguais, sendo dois deles atribuídos a funções especiais, a AMD afirma que essa mudança vai aumentar a performance em cerca de 10% sobre a configuração anterior. Em conjunto com essa mudança podemos encontrar mais algumas alterações, um novo design para a unidade Z-Stencil e ROP, composto por 128 Z/Stencil ROPs e por 32 Color ROPs, até duas vezes mais rápido em operações com inteiros de 16 bits e de 2 a 4 vezes mais rápido em operações de ponto flutuante de 32-bit, a memória GDDR5 mais rápida e também no local uma série de recursos aprimorados de computação que vai ajudar no desempenho desse segmento. Especificações Placa Gráfica Fotos Caixa A caixa é, como a ASUS nos vem habituando, bastante bonita e muito bem estruturada, como cada item no seu lugar, sem atropelos, de Laranja e Preto por fora e em Preto por dentro, é uma caixa há altura da Placa Gráfica que alberga. Placa Gráfica A placa gráfica, bem a placa gráfica é uma placa musculada com overclock de fábrica, tem uma excelente capacidade de OC e que permite a ligação a seis monitores. A placa ocupa 3 slots pelo seu sistema de arrefecimento Sui generis, é um sistema de arrefecimento que apesar de ser muito grande como diriam os americanos, "HUGE" é sem dúvidas muito silencioso e também muito eficaz como poderão ver na próxima página "Temperaturas". Apresenta duas ventoinhas de 100mm, aplicadas num cooler em alumínio que ocupa quase toda a extensão da placa e contém seis heatpipes que permitem um melhor arrefecimento do GPU. Temperaturas Default/Overclocked BenchMarks Hardware Utilizado Motherboard: ASUS P8P67 Deluxe Placa Gráfica: ASUS AMD HD6970 DirectCU II CPU: Intel Core i7 2600k Disco Rígido: Samsung Spinpoint F3 1TB Memórias: Silicon Power Xpower DDR3 2000 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1000W Cooler: Noctua NH-D14 Sistema Operativo: Windows 7 Enterprise, cortesia da Microsoft. Jogos Dirt 2 Graphics detail level: high Shadows enabled: yes Particles enabled: yes Wind: yes Crowd enabled: yes Tessellation: yes Cloth enabled: yes Triilinear: yes Skidmarks enabled: yes Dynamic_ambient occ enabled: yes Night lighting volumes: yes Shadows: yes Physics Environmental Damage: yes Crysis Warhead AF & AA: Disabled by game’s cfg TEXTURE QUALITY: Gamer OBJECTS QUALITY: Gamer SHADOWS QUALITY: Gamer PHYSICS QUALITY: Gamer SHADERS QUALITY: Gamer VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer GAME EFFECTS QUALITY: Gamer POSTPROCESSING QUALITY: Gamer PARTICLES QUALITY: Gamer WATER QUALITY: Gamer MOTION BLUR: Gamer Far Cry 2 AF & AA: Disabled by game’s cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTUREZ: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Stalker Call of Pripyat Preset: Extreme Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11) MSAA: 4x MSAA for A-tested objects: Off Enable Tesselation: Yes Contact Hardening Shadows: Yes Default/OC 1440x900 1680x1050 1920x1080 Unigine Heaven Default/OC 1360x768 1680x1050 1920x1080 Unigine Tropics SettingsRender: direct3d10 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: disabled Reflection: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled Default/OC 1360x768 1680x1050 1920x1080 FutureMark Default/OC 3DMark 2003 3DMark Vantage 3DMark 2011 PCMark Vantage Notas Adicionais e Conclusão Para todos os testes usámos como drivers, os AMD Catalyst 11,2. Esta é uma placa que mete respeito tanto pela sua aparência como pela sua performance, com um preço médio de cerca de €375 parece-me uma boa opção para Gamers e entusiastas do Overclocking. No que toca ao overcloking, acho que foi muito para uma placa com OC de fábrica, tendo em conta que com uma temperatura ambiente de cerca de 25ºC e sem alterações nas voltagens, conseguimos cerca de 950MHz no Core e de 1548MHz nas memórias, o que representa um Overclock de 60MHz, 173MHz respectivamente, aumentando os FPS e os valores em todos os testes efectuados. O cooler, fruto da Tecnologia da ASUS conhecida por DirectCU II, que consiste em duas ventoinhas assentes num bloco de alumínio com alhetas que por sua vez tem acoplados 6 heatpipes em cobre, aumenta consideravelmente o poder de refrigeração e permite um ambiente silencioso. Esta tecnologia permite aumentar o fluxo de ar em 600%, reduzindo o ruído de funcionamento nos que permite usar programas multimédia e jogar sem problemas de ruídos de fundo. Destaco pela Positiva: Qualidade de construção. O sistema de refrigeração. Aspectos a melhorar: Nada a assinalar Agradecimento A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Vítor Antunes