DestaqueNotícias

AMD Radeon HD 6990

A AMD lança hoje, dia 8 de Março de 2011 a sua nova placa gráfica “flagship”, a Radeon HD 6990, sob o nome de código “Antilles” , que é composta por 2 GPU “Cayman” (o mesmo das HD 6960 e 6970). Com esta placa, a juntar as Turks e Caicos (gama baixa e intermediária), completa assim a gama HD 6000 “Northern Islands”.

Aqui temos as especificações desta gráfica. Como podem ver pelos slides, os números metem medo. Até 5.4 teraflops de poder de processamento! Mas realço outros números grandes, mas preocupantes, o consumo. A versão base tem consumo típico de uns “meros” 350w, mas que vai aos 375W via PowerTune (mais abaixo vamos mostrar o que é isto), mas vai existir uma versão “Overclocked”, que pode ir até aos 450W de potência! Eu só acho que esta guerra de performance está a ir à um nível demasiado radical, visto que os 350W já ultrapassa a norma PCI-Express, de 300W. O PowerTune apesar de elevado, não deixa de ser overclock “oficial”.

Num época que se fala tanto do custo dos combustíveis fósseis e impacto ambiental, é exagerado placas com tais consumos. Atenção que me refiro ao TDP base (os 350/415W e não o PowerTune TDP). Claro que para este sumo todo é preciso 2 conectores PCI-e 8x, portanto recomenda-se uma fonte de qualidade, de preferência uma fonte 80 Plus Gold/Platinium com pelo menos 650-750w (900-1000W se forem para crossfire), de modo a compensarem o consumo enorme.

Pelo menos o consume em idle compensa a exorbitância do TDP máximo, de “apenas” 37W, ainda assim acima das placas Single GPU.

Tal como nas 6950 e 6970, esta placa também terá dual BIOS e o respectivo switch, sendo assim um overclock de fábrica, de modo fácil e seguro. Atenção que a garantia não cobre estrago por overclock exagerado.

Estes 2 slides acima mostra detalhes da construção da placa e do cooler. A placa vem totalmente preparada para um TDP de 450W, portanto, temos um circuito de alimentação digital de ultima geração, capazes de fornecer o “sumo” necessário aos GPU’s e memórias e instalados no centro da placa, de modo a melhorar a distribuição de energia. Os próprios GPU’s são “escolhidos a dedo”, de modo a garantir a performance necessária dentro do TDP máximo.

O cooler é a principal inovação em relação às anteriores dual GPU (HD 3870X2,HD 4870X2 e HD 5970), com a ventoinha a ser instalada no centro da placa, de forma que ambos os GPU’s sejam arrefecidos eficientemente. Relembro que nas outras Dual GPU, o 2º GPU’s levava com o ar quente do primeiro, o que era uma entrave para a performance e overclock!

Com tal poderio de energia e cooling, esta placa tem um potencial ainda maior de overclock, podendo ir para cima dos 900 mhz no core e 1500 mhz nas memórias (6000 mhz efectivo)!

1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo