DestaqueNotícias

AMD Radeon HD 6990

Power Tune

A AMD introduziu nas HD 6950 e HD 6970 o “PowerTune”, que é um utilitário de “auto overclock”, um pouco ao estilo o TurboBoost presente nos CPU’s Core i5 e I7, bem como AMD’s Phenom X4 e X6 “T” séries. Portanto permite ajustar a potencia da placa até um dado TDP, aumentado automaticamente. Mas claro que isso depende do jogo/aplicação, como podemos ver no próximo slide.

Este slide é interessante. Temos um bom aumento de FPS em vários jogos, mas notar que no OCCT e Furmark, praticamente não há alterações. Para quem não conhece estes programas, são testes de estabilidade e puxa bastante pela placa mais que qualquer jogo existente, resultando e muito mais consumo e calor! A AMD já a algum tempo mostrou-se contra estes programas e para proteger-se a si de eventual excesso de RMA, implementou protecções quando se executa tais programas, abaixando a frequencia se for necessário. E podemos ver por aqui.

Não podia faltar a típica comparação com as placas nVidia. A AMD neste gráfico indica que a 6990 Overclock (880 mhz core) é de 45% a mais de 110% mais rápida que a GTX 580 (a actual topo de gama da nVidia), sendo uma média de 67% mais rápida e isso com uma resolução de 2560×1600.

Antes demais, não gosto destes gráficos cuja escala não vai a partir dos 0%, mas começa nos 80%. Portanto devemos ignorar o comprimento relativo das barras, mas sim pelos números do lado esquerdo. Já era altura de se deixar destas escalas, que pode enganar à primeira vista. Sei que é manobra de marketing, mas transparência acima de tudo.

Segundo, está previsto sair uma nVidia GTX 590, também dual GPU, no caso o GF110 da GTX 570/580. Não se sabe ainda quase nada em termos de especificações e se tem potencial para ser mais rápida que esta HD 6990, mas a confirmar os tais 67%, será uma luta interessante.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo