EyeFinity
O EyeFinity é um dos pontos fortes das gráficas AMD’s actuais, uma aplicação que realmente pode tirar partido da potência desta gráfica.
A HD 6990 suporta um novo modo, que é o 5 x 1 “Retrato”.
Uma melhora boa nesta gráfica em relação às 6800 e 6950/70 é o arranjo das saídas de vídeo. Deixou de ter 2 DVI, sendo que uma delas bloqueava a saída de ar e também perdeu o HDMI nativo, dando lugar a mais 2 saídas Mini DisplayPort 1.2, num total de 4! Relembro que com a Norma 1.2, passa também som e permite ligar até 3 monitores numa só porta (seja em cadeia ou com um HUB).
Todas as HD 6990 virão com adaptadores para DVI e HDMI de origem, o que é um ponto positivo, visto que monitores (mini) DisplayPort é coisa rara e pouca gente os tem, mesmo depois de uns 3 anos da saída dos primeiros computadores e placas com (Mini) DisplayPort.
Estes slides mostram a performance em 2 modos EyeFinity, todos acima do patamar de 30 frames por segundo, o mínimo para se considerar “jogável”.
Estes 4 jogos já suportam o novo modo Retrato 5×1
Neste slide, temos o escalamento em Crossfire (ou seja 2x HD 6990, num total de 4 GPU’s). Os números são bons, com alguns casos a performance praticamente duplica em modo single display (2560×1600).
Já a performance em Eyefinity escala menos, mesmo assim a média anda ali a volta de 1.8x.