Artigos

StartUp Chile: 6 meses, 40 mil dólares, 100 equipas

O StartUp Chile é um programa de apoio ao empreendedorismo do Governo chileno para atrair startups de todo o mundo a passar seis meses em Santiago do Chile. Para melhor convencer potenciais interessados o Chile oferece uma bolsa de 40 mil dólares para despesas de investimento ou manutenção durante o período em que estejam no país. O objectivo declarado é trazer 1000 projectos até 2014 e transformar o Chile no centro do empreendedorismo na América do Sul.

Ao contrário de outros programas de apoio a startups, a grande mais-valia do programa chileno é a ausência de contra-partidas pedidas aos participantes. Não lhes é pedido que fiquem no Chile e muito menos que cedam parte do capital social da sua empresa. Ou seja, é mais perto que se pode encontrar de um almoço grátis. Como benesses extra toda a papelada é tratada pelo programa e é colocada uma enorme rede de contactos à disposição das empresas.

A primeira edição decorre com 25 empresas onde se encontra a Widetail uma empresa portuguesa que criou o Vendder uma plataforma de comércio electrónico para pequenos comerciantes. Tivemos oportunidade de falar com o Tiago Matos no Showcase_PT, o qual não teve senão palavras de elogio para o programa (excepto na qualidade da ligação à Internet)

O prazo para candidaturas à segunda edição terminam já amanhã dia 15 de Março e a Zwame pode avançar que há alguns lugares reservados para empresas portuguesas.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo