Análises

ASUS GTX 580 DirectCU II

Overclock

Dado o pouco tempo disponível, não se aprofundou no overclock. Foi possivel correr uns benchsmarks a 850/1700/2000 mhz (core/shaders/memoria) sem subir voltagens e sem problemas. A 900/1800 crashava de imediato a 875/1750 crashava no meio dos testes.

Claro que subindo voltagens provavelmente teria se conseguido mais, embora talvez tivemos algum azar com o sample fornecido. Há quem já tire 1300/2600 mhz com recurso a refrigeração por LN2 e volt mod.

Consumos/Temperaturas/Ruído

Temperatura

Testes de temperatura com a placa defaut. A ventoinha foi deixada em auto.

  • Amb: Sensor colocado no escritorio
  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Heaven: Temperatura máxima durante o teste com o Unigine Heaven
  • BOINC: Temperatura ao correr o projecto Collatz Conjecture em modo GPU até estabilizar.
  • FurMark: Temperatura máxima atingida durante este programa.

Em idle e MKV até aqueceu menos que a GTX 570, ainda mais com a temperatura ambiente superior! Já em carga, aqueceu muito mais, devido a má regulação da ventoinha.

Este teste foi feito de modo a comparar o aquecimento com a ventoinha sempre a 100% e com a regulação automática conforme o aquecimento alterado no MSI Afterburner.

Portanto com a ventoinha a 100%, naturalmente as temperaturas cairam drasticamente, embora o nível de ruído seja insuportável. Só é viavel para overclock e benchmark!

Já com a regulação melhorada, obteve-se temperaturas bastante boas, mantendo o silencio em idle e mkv e sem fazer demasiado ruído. Daí que este cooler é bastante bom.

Consumos

Leitura de consumo com um medidor externo, ou seja o consumo total do sistema.

  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Fluids: A correr o ParticleFluids, uma demo da Nvidia para as capacidades CUDA e física.
  • Heaven: consumo máximo durante o teste com o Unigine Heaven
  • FurMark: consumo máximo atingido durante este programa.

Em idle e MKV, a placa consome menos que a GTX 570 (que relembro utiliza o design de referência da nvidia), apesar do maior TDP! Tal deve-se à qualidade de construção, com componentes de melhor eficiencia. Claro que em carga pesada, o consumo dispara, apesar de não ser abusado.

Ruído

A placa em idle não se ouve nada, muito silenciosa! Mesmo a jogar a placa continua bastante silenciosa, embora quando se puxe muito, as temperaturas atingem níveis preocupantes, visto que a regulação das ventoinhas não é boa.

Este sample veio a fazer imenso ruído electrico das bobinas do circuito de alimentação. Não vou apontar aqui muito, porque houve relatos de outros utilizadores cuja placa não se ouvia.

Fica aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1rJSY-WmI5Q do problema em causa. Quando a framerate é muito elevada, o ruído é mais intenso e mais agudo.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo