Notícias

Firefox 4 anunciado oficialmente amanhã

Esperado e desejado por muitos, eis que chega a versão final do Firefox 4.  Depois de várias versões alpha e beta e de uma release candidate, a Mozilla brinda-nos mais uma vez com o seu fantástico browser.

Os primeiros mockups surgiram em 2009, sendo que as versões 3.7 e 4.0 seguiriam as linhas destes mesmos mockups. Apontavam para uma interface mais limpa e mais actual, dizendo muitos que havia uma inspiração clara no Opera e no Chrome/Chromium. A ideia agradou, tendo mesmo surgido temas inspirados nestes mockups, como é o caso do famoso Strata40.

 

Mockup
Mockup do Firefox 3.7/4.0

Entretanto a 10 de Fevereiro de 2010 surgiu a primeira alpha, de nome de código Gecko 1.9.3 assumindo o número 3.7. Muitos foram aqueles que acompanharam o desenvolvimento do Firefox 4.0 desde o início e estes certamente também notaram na grande evolução que este sofreu.

A primeira beta surgiu a 6 de Julho do mesmo ano e de Gecko 1.9.3 versão 3.7 passamos a Gecko 2.0 versão 4.0.  Todos ansiavam que a versão final chegasse ainda em 2010, tal não se veio a verificar.

Já em 2011, surgiu a 9 de Março a primeira release candidate e nove dias depois, a 18, a segunda e última. Finalmente hoje está disponível para download, no ftp da Mozilla a versão final, ainda que esta só seja anunciada oficialmente amanhã. Podem fazer o seu download, como seria de esperar,  das versões para Windows, Mac OSX e Gnu/Linux.

E porque uma imagem vale por mil palavras, presenteio-vos com algumas capturas de ecrã:

 

Uma elegante home page
A ZWAME, em todo o seu explendor, no Firefox 4.0
A nova página de extras, perfeitamente integrada no browser

 

O Firefox 4 tem tudo para triunfar, principalmente em relação ao Internet Explorer. Por um lado a Mozilla conta já com uma considerável base de utilizadores, que se mantém mais ou menos fiel, por outro suporta mais sistemas operativos que o IE 9, que suporta apenas o Windows Vista e  Windows 7. Creio que este último ponto seja particularmente importante, já que o Windows XP conta ainda com muitos utilizadores, que vêm agora as portas fechadas a novos browsers por parte da Microsoft. O IE 9, apesar de ser um bom browser, terá no Firefox 4 um adversário à altura. Os restantes browsers terão também aqui um grande desafio.

Explorem esta nova versão do Firefox se ainda não o tiverem feito, testem as novas funcionalidades, verão que vale bem a pena!

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo