Artigos

iPhone 4

Hardware

O iPad mostrou desde logo o futuro em termos de hardware dos futuros dispositivos móveis pelo que não há surpresas aqui. A Apple está apostada em depender o menos possível a todos os níveis dos outros fabricantes e processamento no iPad é feito pelo A4 que é um processador ARM. Não é claro a extensão da responsabilidade da Apple no design desses chips apesar de ter comprado empresas na área. Aliás no dia seguinte ao lançamento do iPhone há a notícia que o Samsung Wave utiliza o mesmo processador (5), pelo que não é totalmente claro – pelo menos para mim – se este A4 é mesmo feito pela Apple ou construído com as suas instruções apenas. Mas o que é relevante aqui é mesmo esta nova abordagem começada com o iPad e que permite ter algo à medida das necessidades da Apple com vantagens na rapidez e autonomia dos seus equipamentos.

Possivelmente a maior surpresa em termos de características é a qualidade do ecrã IPS. Com 3,5 polegadas de diagonal e em particular uma resolução de 960 x 640 pixels com 326 ppi não tem rival na sua classe. Com esta resolução a qualidade do texto e imagens é bastante superior e é sem dúvida um ponto a favor deste iPhone que o distinge tanto dos modelos anteriores como dos seus rivais da HTC por exemplo.

A câmera fotográfica passou a ser de 5 megapixels e tem ainda um flash de LED. Também é possível captar vídeo a 720p a 30 imagens por segundo. Além desta câmera passou a existir uma outra na parte frontal o que permite videoconferência. Estas características são interessantes mas não deve ser esquecido que a memória interna do iPhone é de 16GB ou 32GB partilhado pelo sistema pelo que a capacidade de armazenar vídeo e fotografias está limitado por isso.

Há vários sensores que aumentam as capacidades do iPhone. São eles o giroscópio, acelerómetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente.

A bateria continua a ser interna sem possibilidade de ser substituída pelo utilizador mas viu a sua capacidade ser aumentada tendo sido anunciada uma autonomia em conversação até 7 horas em 3G, 14 horas em 2G. A usar a internet 6 horas e 10 horas a utilizar 3G ou Wi-Fi respectivamente. A reproduzir vídeo é apontado até 10 horas e audio 40 horas. A autonomia em standby é de até 300 horas. Se recordarmos que o tamanho do iPhone foi reduzido em relação às gerações anteriores estes números são bastante interessantes.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo