Artigos

iPhone 4

Funcionalidades

Há bastantes funcionalidades quer relacionados com o hardware quer com o software que ainda não falamos. Vamos enumerar algumas pela sua importância.

FaceTime

Este é nome dado à videoconferência pela Apple. O anúncio e o destaque dado pela Apple parecia que era algo que tinham acabado de inventar. Na Europa isto já à muitos anos que está disponível. Além disso o aspecto menos interessante e que mata em grande parte esta funcionalidade é ela só estar disponível em modo Wi-Fi e não 3G como seria de esperar. Esperemos que aplicações como o Skype possam resolver isto mas à data do lançamento o FaceTime só funcionará por Wi-Fi.

Multitasking

Este é sem dúvida uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores e segundo a Apple a demora em providenciar isto teve a haver com o facto da dificuldade na sua implementação sem reduzir drasticamente o tempo de autonomia. A verdade e que nem sempre era dita é que as aplicações nativas da Apple já era possível ter mais do que uma a funcionar em background. O que se ganha agora é isso aplicado a aplicações de terceiros. Veremos depois de haver mais testes se funciona tão bem como esperado ou se a autonomia vai reduzir muito não tornando a sua utilização desejável.

Gravação de Vídeo em HD

É uma funcionalidade muito interessante sem dúvida em particular pela qualidade que é possível ter. 720p é um valor interessante. Além da gravação de vídeo a Apple encontrou uma forma de vender o iMovie para o iPhone por 4,99 dólares de modo a que caso os utilizadores queiram possam editar os vídeos directamente no dispositivo. Falta ver se funciona como anunciado.

Câmera

Como já referimos é de 5 megapixels. Tem um zoom digital de 5X. O Flash de Led vai permitir fotos com pouca luz e a existência de câmera frontal permite tirar fotos a nós mesmos.

Pastas

A Apple disponibiliza pastas (Folders) para arrumar as aplicações. Não é nada revolucionário mas permite organizar melhor as aplicações e aumentar o número de aplicações que é possível ter no iPhone. Nos modelos actuais é “apenas” possível ter 11 ecrãs de aplicações. Com as pastas esse número cresce exponencialmente.

iBooks

Esta aplicação já estava disponível no iPad e é agora adicionada ao iPhone. Não é de todo inesperado visto que a Apple tem todo o interesse em vender o maior número de produtos na sua App Store. Vai ser possível a qualquer utilizador que tenha o iPad e o iPhone ter os mesmos livros nos dois dispositivos. O iBooks passa a suportar PDFs o que é positivo. Pessoalmente acho o tamanho do ecrã do iPhone demasiado pequeno para ler durante largos períodos. Mas outros podem discordar. De qualquer forma a Apple continua apostada em criar um ecossistema próprio onde tudo funciona como anunciado e esta questão é mais uma excelente oportunidade para isso. É a vantagem de ter o hardware e o software do seu lado.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo