AnálisesDestaque

AMD Radeon HD6990

Fotografias

Clique para ampliar.

Sendo um modelo de referência, não é aplicável a existência de uma embalagem, portanto recebemos a placa apenas embalada num saco anti estático.

Não veio qualquer acessório, embora não fazem falta os mais habituais (disco com drivers, adaptador DVI para VGA, cabos de energia, cabos crossfire), os adaptadores mini DP faziam falta,

mas não impediu a realização da análise, embora impedia testes de “eyefinity”, mas neste caso não temos 3 monitores idênticos, portanto apenas se testou em single display.



Aqui temos a placa. Sendo referencia, não há qualquer outro adesivo alem de um na ventoinha. Assim pode-se contemplar melhor o cooler. A placa é comprida e com a ventoinha no meio.

Esta configuração é inédita nas placas dual GPU’S da ATI/AMD. Os GPU’s estão localizados nas bordas, com a bridge PCI-e e reguladores de voltagem no centro.

A vantagem é que ambos os GPU’s são arrefecidos com ar fresco, ao contrário da 3870 x2,4870 x2 e 5970, que o 2º GPU levava com ar quente do 1º.



Pormenor da ventoinha, que é de formato blower ou radial. A ventoinha é muito poderosa, garantido muito airflow, embora muito ruidosa. Penso que havia espaço para se instalar uma ventoinha um pouco maior.



backIO, com uma configuração de saídas de vídeo diferente. 4 saídas mini displayport 1.2 e 1 saída DVI-I.

Tal configuração permite o uso de 5 monitores logo de origem (embora a placa suporta 6, via spliter displayport). A configuração é boa, porque permite ter exaust completo, ao contrário de outras ATI, onde tem uma 2ª DVI a tapar quase metade.

Claro que monitores miniDisplayport nativos apenas a Apple comercializa e mesmo o displayport padrão é muito pouco usado, entretanto, as HD 6990 retail terão 1 adaptador para HDMI e 2 adaptadores para DVI de origem.

Testou-se com um mini displayport para DVI da Apple, que é passivo (não requer energia extra) e funcionou perfeitamente.



Vista do outro lado. A placa apresenta um backplate, de modo a melhorar o arrefecimento e ao mesmo tempo confere maior rigidez estrutural. A qualidade de construção é bastante boa.

Notar o famoso adesivo amarelo a cobrir o switch das BIOS a alertar do perigo de usar a placa em overclock.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo