AnálisesDestaque

Análise Windows Phone 7

Outros

– Infelizmente não consegui colocar o Marketplace a funcionar. É uma pena porque sei que existem jogos, música, imagem e muito mais disponíveis em quantidade mais que suficiente.

– Há dois aspectos a ter em conta quando se dá o salto para o Windows Phone 7. Apesar de ter sido lançado em Portugal ainda não está disponível em português. Isto não é um problema para muitos mas é seguramente um problema para outros tantos e em particular para o mercado empresarial. Naturalmente que esse suporte chegará mas não podíamos deixar de apontar este facto como algo negativo. O outro aspeto negativo é a questão do Marketplace. Não me refiro à existência de poucas aplicações. Esse facto tem sido algo de melhoria e a discussão deve sempre centrar-se aplicações úteis e não apenas em números puros. É uma plataforma recente quando comparado com o Android e o iOS e como tal é necessário tempo. Mas o ponto negativo é que para aceder ao Marketplace tem que se criar uma conta colocando que estamos noutro país. Quando falamos da Microsoft naturalmente que não estávamos à espera destes problemas..

– Apelando novamente à simplicidade, o comando de voz está acessível através de um pressionar longo da tecla Windows e permite não só telefonar a determinado contacto, mas também abrir aplicações e alterar definições. Basta dizer “What can I say?” e estudar todas as opções disponíveis. Existe sempre algo mais que acabamos por utilizar com esta opção.

– A sincronização com o desktop é feita com o Zune.

Nota final

– No final, tudo se resume a uma palavra: Simplicidade. É tudo muito intuitivo e fácil de usar. E tão importante como isso, é o facto de navegarmos através dos menus de forma suave num sistema operativo realmente bonito. Há que ter em conta a necessidade do utilizador de fazer determinada ação e não se sentir frustrado ou pouco agradado com o desempenho ou a estética do sistema operativo. A Microsoft teve isso em conta e criou algo realmente interessante e agradável de usar no dia a dia.

– Todo este conceito de simplicidade trás consigo um pensamento positivo, de que o fácil acesso maximiza o tempo e/ou prolonga os bons momentos que pode proporcionar. No entanto esta simplicidade “cortou” algumas opções avançadas e falo por mim quando digo que parece que falta algo mais. É de facto uma opinião pessoal, mas este sistema operativo não dá aquela sensação de desafio, de ir encontrando determinadas funções pouco a pouco, mesmo que supérfluas, apesar de já se usar o telemóvel passado um mês.

– Qualquer utilizador com um plano de dados adequado pode adquirir um telemóvel com WM7 e certamente que se irá sentir imediatamente familiarizado com tudo o que este tem para oferecer. É esta a meta da Microsoft e creio que realmente conseguiram dar um grande passo em frente e recriar um sistema operativo que já parecia ter os dias contados. Ainda existem algumas arestas a serem limadas, mas o caminho é o certo, disso não hajam dúvidas.

Página anterior 1 2 3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo