Notícias

Super Mario Bros. faz hoje 25 anos

Um título incontornável do panorama dos videojogos, o Super Mário Bros. comemora hoje 25 anos do seu lançamento. Muito mais que um jogo, muito mais do que uma personagem, foi o início de uma saga intemporal.

O famoso canalizador apareceu pela primeira vez em 1981, num outro clássico, o Donkey Kong, sob o nome de Jumpman. O Super Mário como o comecemos hoje,  só ganhou fama e forma em 1985, no primeiro jogo em que seria o protagonista, o Super Mário Bros.: foi o nascer de uma lenda. Rapidamente se tornou num sucesso de vendas e a nível global foram vendidas cerca de 40 milhões de cópias do jogo. Na verdade, o sucesso do jogo foi tal, que rapidamente surgiram novas versões e até filmes, séries de televisão e bandas desenhadas inspiradas na já imortalizada personagem. Mais tarde, acabou mesmo por se tornar na mascote da Nintendo.

A capa da versão original do jogo, para a NES
A capa da versão original do jogo, para a NES

Duas décadas e meia depois, o Super Mario não mostra sinais de cansaço, nem mesmo depois de mais de 200 aparições, em jogos de vários estilos. Há inclusive vários remakes do primeiríssimo Super Mario Bros, para as plataformas actuais da Nintendo, a Wii e a DS. Para o deleite dos fãs da saga,  mais aventuras esperam o simpático canalizador italiano, resta só desejar que estas continuem por mais 25 anos. Parabéns Mario!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo