AnálisesDestaque

Samsung Série 9

Fotografias

Clique para ampliar.






Começando como é habitual pela caixa onde o portátil vem embalado, que chama logo a bastante a atenção por ser bastante bonita. Até na caixa a Samsung teve especial cuidado.
É assim bastante simples, tendo apenas o letreiro “Samsung”. Difere bastante da maioria do mercado e não imita nem de perto a caixa de um MacBook Air, ou seja tem a sua própria identidade.

A fotografia não consegue reproduzir a beleza desta caixa, infelizmente não tenho iluminação decente e flash em objetos pretos é muito mau.
A tampa apresenta um fecho magnético, que abre precisamente pela faixa junto à borda.

De notar que é relativamente grande para o portátil que é. Podia ser um pouco mais compacta, visto ter imenso espaço livre.






O unboxing. Como se repara, a tampa abre-se em 2 partes, uma maior, que esconde o portátil e uma mais pequena, onde estão os acessórios. Notar que o portátil está protegido por um pano que quase se assemelha a um envelope.



O conteúdo da caixa: documentação impressa, DVD de recuperação de sistema (embora seja interessante, preferia uma solução com recurso à uma pen drive), pano de limpeza, adaptador de energia e adaptador de rede.

Em falta está um adaptador para VGA e/ou HDMI, visto que o portátil tem micro-HDMI. Mas aqui até a Apple só os vende em separado, infelizmente.

 

Pormenor do adaptador para ficha RJ-45. Eu achei fantástico isso, visto que apesar de uma rede wireless ser prática, não há nada como a performance e estabilidade de uma rede gigabit ethernet, quando se tem o portátil em casa.
Vamos mais a frente na análise comparar a performance de rede com fios e rede sem fios.

O adaptador é outro elemento que merece destaque, visto ser de dimensões muito reduzidas e ter a ficha integrada, eliminando um enorme e incomodo cabo.

A ficha é removível, o que é excelente para quem viaja, assim pode arrumar os adaptadores para o ligar para outros países sem precisar de um adaptador intermédio (que é sempre mais uma coisa a ocupar espaço).

Tudo está pensado para ser o mais pequeno e leve possível.

 

Um close up do pequeno carregador. Podemos notar que tem 40w de potência, mais que suficiente para alimentar o portátil e carrega-lo em simultâneo.



Uma comparação com um carregador de um Acer 5520 de 65w e de um Toshiba A100 de 90w.

Alem do carregador por si só ser bem menos volumoso e pesado, por só ter um conjunto de cabos (ao contrário dos outros dois, que tem um cabo desde à tomada até o carregador e depois um cabo até o portátil), o torna muito mais transportável!



Vista frontal e fechado. Completamente em alumínio anodizado preto, com as bordas polidas e apenas com a inscrição “Samsung”. É dos mais belos portáteis que já tive a oportunidade de mexer e não fica nada a dever aos Apple!

E tem o detalhe em ser preto anodizado, que é uma cor que aprecio bastante (ou as caixas Lian-Li em preto não fosse a minhas favoritas), diferente dos portáteis da Apple, que são em alumínio natural.

Podemos logo notar que é mesmo muito fino, mas tem um hardware de meter respeito.



Vista do lado das dobradiças. Embora não seja visível, a saída de arrefecimento é deste lado, mas está tapada pela tampa do monitor (que deixa-a com espaço para a saída do ar quando aberto).



A parte de baixo, também em alumínio anodizado preto. Temos o habitual selo da licença do Windows e as entradas de ar (embora penso que o ar pode entrar pelo teclado também).

Não existe compartimentos dedicados para componentes como memórias e discos, para ter acesso ao interior tem que retirar toda a cobertura inferior. Não foi possível na análise fazer isso dado o pouco tempo que tivemos a sample.

Entretanto a memória RAM não é soldada, ou seja tem 2 slots SODIMM, portanto permite expansão até 8 GB e o SSD está num formato miniSATA, logo também pode fazer upgrade, apesar destes SSD’s serem raros. Ponto positivo para a Samsung ao conseguir “espremer” 2 slots SODIMM em vez de soldar a memória.

Podem ver aqui o interior.



O portátil aberto. O trackpad é grande em relação ao portátil e não tem botões visíveis, toda a superfície pode ser clicável, embora reage melhor nas laterais. Suporta gestos multitouch. Nisto é praticamente igual aos trackpads dos Macbook’s.

Dos melhores trackpads que já utilizei num portátil Windows, embora ainda aquém dos da Apple (onde o SO também tem uma palavra a dizer, o OS X parece melhor preparado para multitouch do que Windows).

O teclado é bastante confortável de utilizar e possui retro iluminação, o que é muito bem vindo para utilização nocturna. A luz pode ser regulada pelo teclado, desligando totalmente se for preciso.

Uma nota é que o teclado “afunda” um pouco durante o uso, mas nada que seja incomodo.



Lateral direita, com uma das colunas de áudio, a tampa com leitor de cartões microSD, uma porta USB 2.0 e saída de áudio e na ponta, ligação para cadeado.



Lateral esquerda, com a outra coluna, saída de vídeo micro-HDMI, porta mini-ethernet e USB 3.0.












Estas 4 ultimas imagens mostram o funcionamento das portas. Dado o aspecto arredondado, a Samsung implementou um sistema para esconder as portas, o que é ajuda a manter o design fino do portátil e por outro lado impede a acumulação de poeira quando não usadas.

Notar que a porta USB 3.0 é identificada pelo “SS” de SuperSpeed e tem um símbolo de um raio, que indica que fornece energia mesmo com o portátil desligado, portanto útil para carregamento de telemóveis, por exemplo.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo