ArtigosDestaque

Fiquem a conhecer melhor o Fórum Zwame

Introdução

Este pequeno artigo serve apenas para mostrar, algumas estatísticas e factos interessantes, das pessoas que acedem ao Fórum.

Se verificarem a nossa página com a Politica de privacidade da Zwame, podem verificar que usamos o “Google Analytics” para as estatísticas do Fórum.
O Google Analytics permite-nos ter uma visão geral do uso do nosso Fórum. Nenhuma informação é pessoal e não identifica qualquer utilizador.

Grande parte da informação é retirado do “User Agent” que o vosso browser enviar para os servidores e pelo IP público para os aspectos de geo localização.
Podem ver o que o vosso browser envia como “User Agent” neste site. Existem browsers e plugins que permitem editar esta informação, mas tenham cuidado, porque muitos sites usam essa informação para saberem como mostrar a página. Isto porque todos os browsers são diferentes uns dos outros e uns suportam funcionalidades que outros não suportam.

A restante informação é publica, do Alexa e Visualizetraffic.

Muito importante: Todos os dados aqui colocados são apenas do domínio “forum.zwame.pt” e não dos outros domínios da Zwame, como o Portal em “portal.zwame.pt“, a publicidade em “adserver.zwame.pt, o repositório de imagens em “img.zwame.pt” ou o nosso CDN em “cdn.zwame.pt

 

As estatísticas

Primeiro, vamos começar com as estatísticas do ano de 2010.

Este é o gráfico de páginas visualizadas durante o ano de 2010. Como podem reparar, tivemos mais de 100 milhões de páginas visualizadas durante um ano.

Podem também verificar que tivemos dois picos negativos em Março e Junho. Em Março foi quando mudamos o Fórum para VBulletin 4 e em Junho, aquando de uma intervenção. Os dois casos geraram downtime.

É também interessante, mas esperado que exista uma queda nas visitas, no dia 25 de Dezembro e na passagem de ano.

Neste mapa, temos a indicação do número total de visitas, que ultrapassou os 21 milhões e de onde vieram essas visitas.

É fácil de ver e perceber que a maior parte das visitas chegam de Portugal, mas também temos um número interessante de visitas originadas do Brasil.
Temos um pouco pena de não ver outros países que falam o português, com mais destaque, mas com a melhoria do acesso à Internet nesses países, esperamos mais visitantes.

Ao todo, 208 países do mundo, tiveram algumas visitas ao Fórum. Recordar novamente, que estamos a falar apenas do url http://forum.zwame.pt e não do Portal ou das Imagens.
Falta pouco para colorirmos todo o mapa mundial a verde.

Este é o mesmo mapa de visitas, mas por cidade.

Como é óbvio, Lisboa está em primeiro lugar, mas “apenas” com pouco mais de 4 milhões de visitas. Em segundo lugar está a cidade do Porto e as restantes cidades de Portugal têm menos visitas.

Infelizmente, o mapa nesta escala, só mostra as cidades mais significativas, mas dá para verificar que temos bastantes acesso de grande parte da Europa e do Brasil.

Por último, o número de cidades em que alguém visitou o Fórum da Zwame, durante 2010. Foram ao todo, 14711 cidades por todo o mundo.

Nestes vários gráficos, temos um comparativo demográfico feito pelo Alexa.
Este comparativo, o que faz, é comparar o Fórum com a média dos outros sites que o Alexa indexa.

É fácil de ver que temos uma população abaixo dos 34 anos, o que não é surpreendente, devido ao conteúdo do Fórum.

Mais surpreendente e que nos agrada, é que o Fórum está mais virado para uma pessoa que tenha um elevado grau de educação. Penso que é um ponto positivo para os nossos utilizadores e para o Fórum.

A nível de Género, o género masculino quase rebenta a escala no Alexa, enquanto para o género feminino, estamos bastante abaixo do normal.
Não é de surpreender, mas sabemos que há excepções à norma e há cada vez mais público feminino incluindo no staff.

Os outros dois gráficos são neutros não acrescentando muita informação.

Esta imagem é uma brincadeira. 59040 visitas diárias é sensivelmente a população das Ilhas Caimão.

 

No período de 15 de Maio a 15 de Junho, deste ano, tivemos só no Fórum e no seu domínio, 9 milhões de paginas visualizadas e 1 milhão de visitantes únicos.

Este valor tem vindo sempre a aumentar, e estaria a mentir se não dissesse que gostamos de ter tantas visitas. No entanto, isto também levanta os seus problemas, a nível de moderação e de carga nos servidores.

Quando a Zwame era mais pequena e havia menos cobertura nacional de Internet, o servidor era um Pentium IV a 2.8 Ghz, com uma motherboard desktop, 2 GB de Ram e discos PATA de 7200 rotações. Nesta altura, seria completamente impossível ter a Zwame online com esse servidor. A caixa desse servidor e os seus componentes, continuam a funcionar, é bem tratado e guardado no “museu da Zwame”, por um gato que faz de firewall, pois protege a caixa com garras e dentes de qualquer intrusão.

Este é um gráfico de análise de tráfego. É apenas um sample temporal, mais curto que um mês, apenas do dominio “forum.zwame.pt .

No total temos aqui 5 milhões de page views, mas 600 mil pageviews vieram de utilizadores com malware. E é neste ponto que esta imagem se torna interessante, porque na sua grande maioria vem de alguém que está infectado com um bot de spam ou que tenta ataques ao site.

Apesar da Zwame ser um site em português, a maior parte do malware não vem de Portugal, o que é positivo para o nosso país, mas analisando os logs, verifica-se que existem demasiados computadores afectados com malware, o que no ano 2011, é um cenário preocupante.
200 mil das páginas visualizadas são de bots e crawlers de motores de busca. Estamos a trabalhar para melhorar neste aspecto.

Falando de motores de busca, temos aqui o Top 5 dos motores de busca a fazerem passagens no Fórum, no mesmo sample temporal do gráfico acima deste, mais curto que um mês, apenas do dominio “forum.zwame.pt e não tem o mesmo período temporal do primeiro gráfico.

Em primeiro lugar, está o Google, com 1 milhão de páginas procuradas pelos seus crawlers, o que é um valor significativo. Em segundo está o Bing da Microsoft, que não fica muito atrás do Google. Por volta de 80% das páginas procuradas pelo Google.
Em terceiro lugar, mas muito distante, fica o Yahoo. Nos últimos tempos, temos verificado uma grande queda no número de crawlers do Yahoo e pensamos que isso está relacionado com a parceria efectuada com o Bing.

Por último o Yandex e o Baidu, que são dois motores de busca regionais, que são bastante utilizados na Rússia e China, respectivamente. Sendo um Fórum em português, não é de admirar que tenham números baixos.

Sendo a Zwame um site sobre tecnologia, é interessante ver que browsers são mais utilizados.
O Firefox lidera com alguma margem e é interessante verificar que o Internet Explorer e o Google Chrome estejam empatados.

O maior crescimento que temos visto é por parte do Google Chrome, ao ponto de nesta altura ter ultrapassado o Internet Explorer por uma pequena margem.

Os números do Opera não são significativos, o que nos surpreende um pouco, pois é um browser que tem bastante exposição pública e apreciado por muitos dos nossos membros.

O Android e em parte o Safari, têm números baixos e verificarão mais à frente que ainda há poucos acessos por parte de dispositivos móveis.

De referir que nos parece que a ideia do Chrome frame, dentro do Internet Explorer, não parece ter grande sucesso e que há quem aceda via a Playstation 3.

Aqui temos um quadro que nos mostra a tendência de uso entra diversos browsers, comparando nas mesmas datas, o uso em 2010 e 2011.

O facto mais importante é que o Google Chrome quase duplicou a sua percentagem e isto aconteceu especialmente à custa do menor uso do Internet Explorer e de alguma quebra do Firefox.

O Safari mantém-se estável, com uma pequena subida, devido ao seu uso em dispositivos móveis da Apple. O Opera, tem uma pequena quebra, mas a sua percentagem nunca foi elevada.

Dentro das versões dos browser, o mais interessante é o Internet Explorer. No Firefox as pessoas mantém quase sempre a última versão do 3.6 ou do 4. No Chrome, em Windows e OS X, ele faz auto update e por isso não tem muito interessa.

A versão 9 é relativamente recente, mas já se encontra no Windows Update e é uma versão muito superior à versão 8, especialmente no que concerne à velocidade.
Apesar disso, só 28% dos utilizadores de Internet Explorer, usam a versão 9.

Tanto a versão 8, como a versão 7, têm vindo a perder terreno, mas a versão 8 continua a ter mais de 50%.

A situação pior é o Internet Explorer 6. São conhecidos os seus problemas e mesmo a nível de funcionalidades, não tem nativamente a possibilidade do uso de Tabs, por exemplo.
Somado a isso, muitos sites deixaram de suportar a versão 6.É um browser que em 27 de Agosto deste ano vai fazer 10 anos. Tem em 2011, ainda cerca de 3%.

Estes são os números por Sistema Operativo e que tem algumas surpresas.
Praticamente 90% das pessoas usam Windows e nestes 90%, muito poucos usam Windows Phone. Isto é, são 90% vindos de PC.

Os Mac têm mais do dobro da percentagem de Linux, mas os dois juntos, não chegam aos 8%.
Se olhássemos só para esta tabela com estes números, pode dar a impressão que as secções de “Apple” e “Linux” não fariam sentido de existir.

Isto está longe da realidade. Os utilizadores Linux e Apple são dos mais activos no Fórum. No caso da Apple, é uma empresa com muita visibilidade, o que faz com utilizadores de outros produtos também participem na zona Apple. Além disso há uma parte de utilizadores que vêem de outras áreas e migram para Apple, querendo assim tirar dúvidas.
Na parte de Linux, não há uma empresa com a visibilidade como a Apple, mas tal como na zona Apple há utilizadores iniciantes que querem tirar dúvidas, além que os tópicos costuma ser bastante técnicos.

Também de notar que *BSD e Solaris, não aparecem no Top 10, o que só confirma que estes Sistemas Operativos são mais utilizados em servidores.

Aqui temos a tabela a comparar, no mesmo período de tempo, a utilização a utilização de diversas famílias de Sistemas Operativos.

Como o Fórum está virado para a área de tecnologia e com a visibilidade que a Apple tem nos dias de hoje, pensávamos ver uma maior queda do Windows e uma maior subida do OS X.
Na verdade o Windows perdeu apenas 2% e continua a rondar os 90%.
Penso que há dois factores que ajudam a que a diferença não seja maior:
– Uma das secções mais vistas do Fórum, é a de PC Gaming, onde o normal é usar Windows.
– O Windows domina por completo o mercado empresarial. É perfeitamente normal que alguns utilizadores usem Windows no emprego e OS X em casa.

Os outros dois factos interessantes é que Android era bastante menos utilizado em 2010, mas em 2011 iguala o Iphone.
O outro facto é a subida bastante grande do uso do Ipad, que já iguala o Iphone e Android.

Mas vamos um pouco mais longe. Temos aqui uma imagem que nos mostra que versões do Windows são utilizadas e as diferenças entre 2010 e 2011.

Claramente o Windows 7 tem sido um sucesso no mundo Windows, sucesso esse que é bem maior que o Vista.
Em 2010 já 41% dos utilizadores Windows usavam Windows 7 e neste momento representa 60%. Ganhou com maioria absoluta.

O Windows Vista, mesmo em 2010, não chegava perto da percentagem do Windows XP, que é mais antigo.
O XP perdeu 3%, mas o Vista sendo mais recente, perdeu muito mais.
O que isto significa é que o Windows 7 tem ganho mais à custa do Windows Vista, que do mais antigo Windows XP.

Por último, de referir que ainda há quem aceda via Windows 98 e apesar de não estar no quadro, alguns com o Windows Millenium. A esses utilizadores, a Zwame oferece o “Prémio Resistência 2010 – 2011”.

O mesmo exercício, mas em OS X.
Temos que ter em conta as diferenças para o mundo Windows. As mudanças de versões costumam ser menos espaçadas, mas também normalmente com um menor custo de upgrade. No entanto por serem menos espaçadas, as mudanças também não costumam ser radicais.

Sem surpresa, já em 2010 o Snow Leopard dominava com quase 80%. Em 2011 vai nos 88%.
Existe ainda uma boa percentagem de pessoas com o Leopard, mas cada vez menos.

Interessante é haver já pessoas com o Lion, que ainda não saiu para o público, mas disponível para programadores, a usar já o Lion.

De resto, apenas uma nota que mostra que ainda há pessoas a usar a versão PPC, no entanto, em 2011, já é menos de 1% de todos os utilizadores OS X.

Para acabar as comparações de versões de Sistemas Operativos, gostávamos de fazer o mesmo com as distribuições de Linux, mas mais de 99% o Google não dá a versão ou distribuição.

Aqui temos a junção das duas propriedades. Sistema Operativo e Browser.
Em Windows, a única nota é que o Internet Explorer ainda tem alguma vantagem sobre o Google Chrome, com o Firefox a liderar.

Em OS X, o Safari é mais usado que o Chrome e Firefox juntos.

Linux, Firefox lidera, mas já uma boa percentagem que usa Chrome em Linux.

Por último, destacar o 10º lugar, pois não é de uma plataforma de PC, mas sim o Safari no Iphone, apesar de ser ainda um percentagem pequena do total.

Na parte de resoluções de ecrã utilizadas, não há um vencedor que se destaque.
Só algumas notas. As duas primeiras resoluções mais utilizadas, são 1280X800 e 1366X768, que normalmente se encontra mais em portáteis.

Mais de 7% utiliza Full HD e menos de 2% usa 1024X600, que é o normal em netbooks.

Mais um quadro onde podemos ver as tendências, agora a nível de resoluções.

O principal facto é a queda da resolução 1280X800 e a subida de 1366X768. Isto leva-nos a crer que cada vez há mais pessoas com portáteis 16:9 e não 16:10.

Outros pontos indicam a queda da resolução 1024X768 e a subida da resolução FullHD 1920X1080.
Apesar de não estar no gráfico, a resolução 1024X600 usada nos netbooks, manteve-se constante durante este período de tempo.

Em relação ao número de cores que os utilizadores têm configurado no seu dispositivo de acesso, 98% tem 32 bit ou 24 bit.
Mesmo 16 bit, tornou-se bastante fora do normal.

Nesta imagem, temos as vários versões de Flash usadas.

A primeira nota é que mais de 50% está com a última versão do Flash (10.3.181), o que quer dizer que o auto update do Flash e a atenção das pessoas, tem vindo a dar frutos nesta área.

Outro ponto importante é que deixaram quase de aparecer browsers com versões anteriores à versão 10, que é a actual.

Apesar de ter dito que quase não há browsers com versões anteriores à 10 do Flash, o primeiro que não é 10 da lista é a versão 6 e mais estranho ainda teve um aumento de 2010 para 2011.
Parcialmente sabemos explicar este fenómeno. Talvez muitas pessoas não saibam, mas o Windows XP vem integrado de origem com esta versão do Flash, por um simples motivo.
Depois de se instalar um Windows XP, é mostrada a opção para efectuar um “Tour” para conhecer o Sistema Operativo. Existem duas versão do “Tour”, uma em HTML e outra interactiva, que usa Flash.

O que não conseguimos entender é um aumento desta versão de 2010 para 2011. Talvez as pessoas tenham deixado de instalar logo o Flash, depois da instalação do Windows XP, por ocupar recursos, problemas de segurança ou outros motivos, mas na verdade o Flash continua no Computador e numa versão muito antiga.

Aqui mostramos que sem ser a versão 10 e 6, a próxima só aparece em 25º lugar, ocupado pelo Flash 9, mas mais uma vez é algo estranho que tenha aumentado a sua utilização.

Este gráfico mostra que percentagem das pessoas tem suporte Java no browser. O valor situa-se pelos 87%.

Neste ponto, se as pessoas não precisam de Java, não vale a pena instalar, pois é menos um programa e um vector de ataque nos seus computadores.

Esta percentagem é-nos bastante indiferente, pois não temos nada que utilize Java.

Não vale a pena mostrar uma tabela a comparar 2010 a 2011, porque a percentagem quase não se alterou.

Nesta imagem, estão por ordem descendente, os dispositivos móveis utilizados para aceder ao Fórum Zwame.

Não tem números totais, mas posso dizer que ainda só representa 2% das páginas visualizadas do Fórum.

Os vários dispositivos com Apple iOS ganham, sendo que o iPad tem vindo a ganhar terreno muito rapidamente.
O de acessos pelo Iphone e por Android é praticamente igual.

Outro ponto é que o acesso feito a partir de Windows Mobile, é muito reduzido. Menos de 200 page views em 9 milhões no total.

Por último, acessos via SymbianOS ou Nokia, tem vindo a cair a pique, tornando-se quase irrelevante.

Mais uma tabela com tendências, desta vez com os quatro dispositivos móveis mais utilizados.

Se somarmos os três dispositivos da Apple, ganha claramente, mas também podemos verificar que o Android cresceu mais rapidamente que o iPhone, ao ponto de estarem empatados.

No entanto, como esperado, o maior crescimento é sem qualquer dúvida, do iPad. É um crescimento de mais de 2200%, o que faz que tenha tantos acessos como o Iphone e o Android.

Aqui estão listadas as visitas que têm origem a partir de um motor de busca.

Não há muito a dizer. O Google domina com grande percentagem. O Bing, apesar de ter muitos crawlers e visibilidade pública, parece que ainda é pouco usado. O Yahoo tornou-se insignificante, ficando mesmo atrás do Search.com e Ask.com.

O tópico com mais mensagens é “Portátil E-oportunidades / E-escolas“, que foi iniciado a 13/06/2007 e vai com o belo valor de 44972 posts. Mas é também interessante ver que o jogo “Football Manager 2011”. Isto acontece porque no Fórum existe um tópico sobre este jogo, que foi iniciada em Agosto do ano passado e por isso ainda não tem um ano, mas tem 688 páginas. Isto é, 13742 posts em apenas um tópico, em menos de um ano.
Estes valores são quase assustadores (em sentido positivo) e também mostram que há muitos treinadores de bancada a participar no nosso Fórum.

A altura em que o Fórum teve mais visitantes, foi a 16/06/2008 com 4487 visitantes em simultâneo.

Este é o Top 10 das páginas mais vistas no Fórum Zwame.

O “index.php” e “forum.php” são as páginas iniciais do Fórum, por isso não é surpreendente que sejam as mais vistas.
O “usercp.php” é o control panel de cada utilizador, sendo uma área privada.
O “private.php” é a página onde se enviam e recebem mensagens privadas entre utilizadores.

O “forumdisplay.php” é a página das categorias e cada número está associado a uma categoria. As mais vistas estão por esta ordem:
– Geral
– Playstation
– Android
– PC Gaming
– Vende-se:
– Xbox

O primeiro ponto a referir é existir três secções sobre “Jogos” no Top 6. Na verdade, o “Geral” não é a secção mais vista. Se somássemos estas três secções de “Jogos” com as restantes, ultrapassaria por larga margem a secção “Geral”.

De referir que, apesar da secção “Geral” e “Vende-se:” só estar disponível para “Power Members”, são zonas muito frequentadas.
Tendo em conta que há certas condições para se chegar a “Power Member”, podemos dizer que há um elevado nível de fidelidade ao nosso Fórum.

Por último, a zona “Novidades Hardware” já foi a mais importante do Fórum, mas agora nem aparece no Top 10. Dito isto, não deixa de ter importância, mas não como no passado.

Aqui é o mesmo Top 10 da anterior imagem, mas onde conta uma palavra.

Não muda muito da imagem anterior. O que muda é que o “vende-se” está em segundo lugar e em quarto lugar encontra-se a “pesquisa” do Fórum.

Para acabar, temos um quadro com que tipo de ligação os utilizadores usaram durante todo o ano de 2010.

Este é o quadro mais difícil de avaliar, primeiro porque há uma margem de erro, em % no quadro amarelo e depois porque mais de 6 milhões de visitas, o Google Analytics não conseguiu calcular a velocidade de ligação.

O que parece é que DSL continua a ser o mais utilizado, mas a ligação por Cabo continua a ser bastante forte.

Infelizmente, perto de 360 mil visitas, foram feitas via Dial-up, o que numa altura em que a Internet se vira mais para o Multimédia e Html5, deve ser penoso.

 

Conclusões

Este não é um artigo que se possa tirar uma conclusão única. Para nós são dados importantes, porque nos dá a conhecer de que forma é utilizado o Fórum. Estes dados podem-nos ajudar a melhorar o Fórum.

Para os utilizadores do Fórum, é apenas uma curiosidade que damos a conhecer. Alguns pormenores são interessantes, como a existência de um tópico, com menos de um ano com mais de 13700 posts. Até a nós nos surpreende este valor gigante.

Para tudo o resto, não se podem fazer comparações com outros sites, visto que o Fórum Zwame não tem temas generalistas e concentra-se muito mais numa única área, que é a de tecnologia. É impossível comparar com outros sites, que não estejam relacionados a esta área.

Por último, também é visível algumas tendências, umas com o seu crescimento, outras por estarem a desaparecer.

Espero que tenham gostado deste artigo e se quiserem colocar alguma questão coloquem no Fórum no tópico de discussão deste artigo.

Aproveito para dar os parabéns e agradecer a todos os que fazem da ZWAME aquilo que ela é hoje.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo