Análises

ASUS DSL-N11 Wi-Fi ADSL 2/2+ modem router

Interface Gráfica

Em baixo podemos verificar o menu principal e uma imagem de erro do Asus quando a ligação está inactiva, dando 2 resoluções para a dificuldade

Menu Principal
Mensagem de Erro (Ligação em baixo)

De seguida no Menu principal as 3 opções existentes.

  • Client status – onde aparece todos os equipamentos ligados ao Asus, dando ainda a opção para puder bloquear o acesso de equipamentos desconhecidos bastando carregar no block.
  • Internet Status – Onde podemos verificar o estado da ligação á internet assim como os dados associados (IP, DNS, Gateway)
  • System Status – Nesta opção podes verificar o estado da ligação Lan, assim como configurar a segurança Wireless.

A partir do menu principal podemos aceder ás opções de configuração avançadas, ou usar o menu de acesso rápido existente no menu principal.

Temos ainda o sistema EZQoS, e por ultimo as opções avançadas.

Dentro das opções avançadas como podem verificar existem vários sub-menus, entre eles Wireless, Lan, Wan, Firewall, Administration e System Log.

Em cada um deles podemos encontrar várias opções de configuração que seguem em baixo.

WIRELESS

Wireless – Menu Principal – Aqui podemos activar e desactivar a função de wireless do equipamento, para aqueles que não tem necessidade de utilizar o wireless ou que se sentem mais seguros em desliga-lo quando não o estão a utilizar.

Wireless – Geral – Neste menu permite configurar o nome da rede (SSID) o tipo de ligação (B,G ou draft-N, assim como uma mistura entre os 3 para questões de compatibilidade,é aqui também que se selecciona a frequência utilizada (20Mhz ou 20/40Mhz) e o canal (entre 1 e 13 no caso da Europa) e o canal adicional (varia dependendo do canal principal seleccionado) assim como activar e desactivar o broadcast (emissão) do SSID (identificação da rede).

Wireless – Segurança – Podemos aqui encontrar as várias opções de segurança Wireless, a primeira opção, permite seleccionar o tipo de certificado (WEP ou WPA), seguido do tipo de modo (WPA, WPA2 apenas ou ambos) seguido do tipo de cifra (TKIP ou AES).

Posteriormente temos também o tipo de autenticação pretendido, entre 802.1X e PSK (Pre-Shared Key) sendo este ultimo o mais utilizado hoje em dia.

Caso seja seleccionado a opção PSK, permite ainda escolher entre uma frase chave ( qualquercoisa ) ou uma chave Hexadecimal .

Por fim temos a opção Group Key Re_Keying que quando configurado, altera a chave pré-definida passado x segundos, x quantidade de pacotes trocados, ou simplesmente desactivar.

Wireless- WPS – Este menu não tem muito que saber, serve para activar a opção Wi-Fi Protected Setup em que depois de activa, basta carregar num botão (fisico ou via software) no adaptador sem fios, e após inserir um simples pin, (configurado na pagina do router) e a ligação é estabelecida automaticamente.

Wireless – Mac Filter – Para aqueles que já utilizam redes sem fios à algum tempo, saberão de certeza da existencia desta funcionalidade, aqueles que não usam, esta opção serve para configurar os endereços mac das placas de rede, de forma a permitir ou bloquear o acesso dos mesmos á rede Wireless.

LAN

Lan – Configuração Lan – Nesta opção podemos activar ou desactivar o servidor DHCP do router, definir a Pool de endereçamento IP, o tempo de lease (renovação) assim como activar ou desactivar o UPnP .

Lan – Route – Esta opção permite definir regras no roteamento do equipamento para quando o router Asus se encontra ligado a outros equipamentos.

Lan – RIP – Esta opção serve para definir o encaminhamento dos pacotes dentro de um determinado percurso, assim como definir um route poisoning (serve para indicar aos outros equipamentos na rede que determinada rota está inacessível, pelo que a mesma é removida e substituída por outra existente).

Lan – Mapeamento de portas – Esta opção serve para configurar VLAN‘s dentro da rede Lan.

EzQoS Bandwith Management

Em baixo as várias opções que dá para seleccionar nesta função, de todas a realmente testada foi a de Gaming blaster pelo que podem comprovar as melhorias nos printscreens acima.

Por Defeito
FTP
Gaming Blaster
Internet Application
VoIP/Video Streaming
Tudo activo

Firewall

Firewall – Principal – Acho que nem precisa de descrição esta opção, ou se activa ou se desliga a firewall do router neste menu.

Firewall – Filtro URL
– Neste menu, pode ser configurado os sites que não são permitidos, tanto por URL (www.google.pt ) ou simplesmente por palavras chave ( google ).

Permite ainda bloquear determinadas paginas para 1 pc especifico apenas, ou vários PC’s específicos.

Firewall – Mac Filter – Exactamente igual ao Wireless Mac Filter, com a excepção que este bloqueio afecta todos os PC’s definidos enquanto que o Wireless mac filter apenas bloqueia os computadores ligados por wireless.

Firewall – Controlo acesso (2) – Esta opção permite bloquear determinados protocolos em toda a rede, ou apenas em um pc especifico.

Firewall – Regras por hora
– Esta opção permite a configuração de um horário de terminada regra definida, seja permitir ou bloquear o acesso á internet ou bloquear o mesmo (criando uma regra que bloqueie o protocolo HTTP, ou fechando a porta 80 por exemplo).

Firewall – Detecção de intrusão (2) (3) – Esta opção permite configurar algumas definições de forma a prevenir alguns ataques mais conhecidos como um Denial of Service atack(DOS attack) um SYN attack entre outros, alteraasdndo o numero limite de ligações assim como o TTL de cada uma das ligações em determinadas situações.

Administração

Administração – Fuso Horário – Não há muito que saber aqui, nesta opção define-se o fuso horário assim como os servidores de configuração automático.

Administração – Chave de acesso – Neste menu podemos alterar a chave de acesso ao router, que por defeito é admin.

Administração – Acesso Remoto – Caso seja preciso a configuração e gestão remota do equipamento, neste menu podemos, mediante a configuração do IP do computador externo nesta página.

Administração – Actualização Firmware – Creio que não é necessário referir para que serve este menu .

Registo actividades de Sistema

Registo actividades de Sistema – Registos Gerais – Nesta página fica registada toda e qualquer actividade referente ao router, desde tentativas de ligação(ADSL), quebras de ligação, registo de acessos internos e externos, entre tantas outras opções

Registo actividades de Sistema – IP’s Atribuídos – Podemos nesta opção verificar todo e qualquer equipamento presentemente ligado, seja por cabo ou por wireless assim como o IP associado ao mesmo e o respectivo endereço MAC.

Registo actividades de Sistema – Tabelas de roteamento – Por fim nesta pagina podemos verificar todas as tabelas de roteamento actualmente configuradas usando a opção Lan – Route.

Referente ao ADSL status podem verificar a imagem no inicio deste tópico onde está um comparativo entre a ligação DSL do Thomson TG784 da Meo e o Asus DSL-N11.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo