AnálisesArtigos

Gigabyte GA-870A-UD3


Vista geral. Esta board segue o design das ultimas motherboards da Gigabyte, com PCB azul escuro, slots e conectores em cor azul claro e branco e dissipadores cinzentos.



Pormenor da parte inferior. Existem 2 slots PCI-e 1x (brancos), 2 slot PCI-e x16 (O primeiro, mais próximo do northbridge opera a x16 electricos, o segundo, mais abaixo opera a apenas a 2x/4x, visto que 2 lanes são partilhadas com os 2 slots pci-e 1x). Ests slots estão todos ligados ao 870. Alem disso possui mais 2 lanes, que são usadas pelo NEC USB 3.0 e controlador jmicom das saídas eSATA.
A board ainda possui 3 slots PCI 2.2. Esta distribuição não é a melhor. O slot pci-e 1x abaixo do slot x16 será inutilizado, logo era preferível não ter ali nenhum slot, e estar localizado no lugar do ultimo slot PCI.
Em termos de conectores I/O, temos (da esquerda para a direita), ligações audio CD-IN e SPDIF-OUT (em frente ao 2º PCI-E azul), um conector Serial RS232 (branco no fundo), um conector para porta paralela, dois conectores para 4 portas USB 2.0, sendo uma com função especial de carregamento (ficha branca e vermelha), um conector firewire (a azul claro, entre os 2 ultimos slot PCI), ficha para os LED’s e botões da caixa e uma ligação 4 pinos para ventoinha.



Aqui temos outra vista dos 7 slots e podemos ver em pormenor 3 circuitos integrados, o primeiro (da esquerda para a direita) é o controlador Realtek de rede gigabit, o segundo é o codec de audio e o terceiro, o controlador ITE SuperI/O.



Nesta imagem podemos ver o southbridge SB850 com um pequeno dissipador. Junto destes 6 portas SATA 6.0 GB/s a azul, uma das principais características deste southbridge.
Ainda existe 2 portas SATA 3.0 Gbps(a branco), controlada pelo controlador Gigabyte SATA2 (que é um controlador jmicron), que também controla a porta IDE.
Mais acima podemos ver os 2 pequenos chips da BIOS e o circuito integrado que controla as 3 portas firewire, ligado ao bus PCI, sendo que o controlador Gigabyte SATA II e o de LAN estão ligados nas duas lanes PCI-E que o SB850 possui.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo