ArtigosDestaque

O conceito por detrás de Deus Ex: Human Revolution

Como é habitual nesta indústria, obter a informação de todos os artistas conceptuais é bastante complicado, apesar de ser uma questão que tem vindo a ser melhorada nos últimos anos.
Alguns dos artistas mais mencionados e os quais se tem mais informações são: Jim Murray, Sebastien Larroude, Richard Dumont e Brian (Chippy) Dugan.

Aquele que, possivelmente, teve um papel de maior envergadura foi o próprio Jim Murray, que como dissemos anteriormente, foi aquele que acertou no design final de Adam Jensen.

Jim Murray não só criou a maior parte das imagens promocionais que aqui são reveladas, como também esteve envolvido na criação dos cenários, algumas das personagens, texturas, e ainda… praticamente todas as armas (munições, carregadores, componente mecânica) presentes no jogo.
A própria equipa ficava surpreendida sempre que Murray apresentava uma nova arma aos directores do jogo, ou simplesmente uma versão diferente da mesma arma, já que demonstravam uma imaginação tremenda, muito detalhada e inovadora.

Já os comics de Deus Ex, produzidos pela DC Comics de forma a acompanharem o jogo, tiveram também a autoria de Murray no que toca às capas dos seis volumes. Para além disso, também já deu o seu contributo a outros comics, bem como algumas ilustrações para as cartas Magic.

Alguns dos exemplos não relacionados com Deus Ex: (1) (2)

Brian (Chippy) Dugan foi-lhe conferido a tarefa de criar as diversas personagens de Deus Ex, por vezes com o contributo do Jim Murray. A personagem Zhao, bem como os Mercenários ‘Belltower’, são da autoria de Chippy.
Tal como o Jim Murray, Chippy também se dedica a contribuições à saga Magic e é aí onde tem alocado o seu maior número de trabalhos. Alguns desses exemplos são: (1)

Como não podia faltar, Richard Dumont, também ele criou alguns dos cenários do jogo, o que não admira tendo em conta a enorme de quantidade de imagens dedicadas a essa área, por parte de toda a equipa da Eidos.

As suas criações foram, em grande parte, baseadas a partir de modelos 3D já definidos ou via screenshots específicos, e mais tarde ‘trabalhados’. Esta não deixa de ser uma técnica algo habitual nesta indústria, vista como uma forma de aproveitar aquilo que já está feito e é visto como uma forma de perder menos tempo durante a fase de desenvolvimento do projecto.

Alguns desses trabalhos destacam-se o The Hive – mostrado na E3 de 2010 – e mais recentemente uma das últimas imagens da Sarif Industries. Ambos podem ser vistos na sua galeria deviantart

Sebastien Larroude é o último contemplado, tendo também ele criado alguns dos cenários, tal como se pode ver na sua galeria pessoal no site oficial.

É um artista que já esteve envolvido em videojogos bastante conhecidos, tais como Assassin’s Creed, Wet, Thief 4 e Myst IV, para além de já ter feito (e estar a fazer) alguns trabalhos para filmes.

Outros dos projectos em que Larroude participou, temos os livros Exodyssey e o Steampainting: SPARK. O Exodyssey é o mais conhecido, com 176 páginas e mais de 500 ilustrações, sendo que os artistas envolvidos no projecto têm todos ligação à indústria dos videojogos (Assassin’s Creed, Prince of Persia 2008, Far Cry 2, Deus Ex 3, Myst IV, Turok Evolution, Tom Clancy Splinter Cell e Naruto: Rise of a Ninja)

Sem mais demora, fiquem com a nossa galeria de imagens na terceira e última página deste artigo.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo