AnálisesDestaque

ASRock Z68 Pro3

Lucid Virtu e xFast USB

Lucid Virtu

O Lucid Virtu é uma tecnologia que permite o uso do IGP do Sandybridge em conjunto com a gráfica do sistema. Uma das vantagens imediatas para quem utiliza grafica dedicada é poder utilizar a tecnologia QuickSync para codificação de vídeos.

Esta tecnologia da Intel é uma das grandes novidades da arquitectura Sandybridge e se revelou uma surpresa agradável, porque bate a tecnologia CUDA da Nvidia neste campo, apesar do IGP ser naturalmente um GPU fraco perto de algumas gráficas high end.

Num teste rápido a conversão de um video 720P de 1100 megas para formato MP4 (para reproduzir em iPhone/iPad) com o QuickSync demorou 5 minutos e 23 segundos e com a GTX 460 9 minutos!

Se com o CUDA já era impressonante, o QuickSync limpa o chão!

O Virtu permite ainda que se ligue o monitor directamente à motherboard, mas possa utilizar a gráfica dedicada para rendering pesado. O que faz é passar o framebuffer para a memória alocada pelo CPU para a parte gráfica.

Fiz um teste rápido com o Left 4 Dead 2 e de facto activou a gráfica e foi possível jogar em 1920×1200 com tudo no máximo acima dos 50 fps, embora claramente abaixo da performance quando o monitor ligado à gráfica.

Assim que for possível, será feito um mini teste deste modo e se tem impacto no consumo. Infelizmente o mais grave foi a instabilidade que foi detectada com constantes freezes temporários do sistema e mesmo alguns casos a levar ao “reset” da máquina. Parece-me ainda demasiado “verde” este modo, infelizmente.

Mais detalhe da tecnologia Virtu:
http://www.lucidlogix.com/product-virtu.html
X Fast USB

O Xfast USB é uma aplicação simples para melhorar a performance dos dispositivos USB (2.0 e 3.0)


Eis a interface, bastante simples. Aparece vários botões, um para cada unidade USB e a lista de partições. E a possibilidade ligar e desligar o modo turbo.

Quando se liga uma unidade USB de armazenamento, pela primeira vez o programa reconhece e pede para desligar e religar de modo a activar.

Abaixo 2 testes rápidos com um Kingston SSD USB 3.0

Modo normal

Modo Turbo

Como se pode ver, houve uma boa melhora geral, mas os melhores ganhos é com tamanhos de ficheiros pequenos. a 2k, passou de 23 MB/s para 115 MB/s! E mesmo o Read em grandes ficheiros passou para 230 MB/s.

1 – Introdução
2 – Lucid Virtu e xFast USB
3 – UEFI
4 – Fotografias
5 – Fotografias
6 – Testes
7 – Overclock
8 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo