AnálisesDestaque

ASRock Z68 Pro3

Fotografias

Clique para ampliar.

Parte inferior. Há 6 slots de expansão. Um PCI-e x16 2.0, ligado ao processador, 3 slots pci-e 1x, ligado ao Z68 e ainda 2 slots PCI. O chipset não possui PCI nativo, logo é necessário um controlador PCI-e to PCI para tal.

Por ter apenas 1 slot x16, não há suporte SLI/Crossfire.

Parte superior, com o socket LGA 1155, 4 slots de memória do lado direito e o circuito de alimentação no topo e no lado esquerdo. Este circuito é relativamente simples de 5 fases para os cores e 1 fase pro IGP/uncore. Claro que isso pode limitar a capacidade de overclock mais avançado.

Detalhe da zona do chipset. A Asrock tem aplicado uma capa metálica no chipset, o que acho desnecessário, visto que prejudica o seu arrefecimento. Entretanto esta capa pode ser facilmente removida.

Podemos contar com 6 portas SATA, sendo 2 portas SATA III e 4 portas SATA II. O seu layout que não é o ideal, visto que portas em angulo de 90º são mais práticas. Dependendo dos tipos de cabos e das caixas, pode não ser possível utilizar todas as portas.

Por baixo das portas SATA III, tem as ligações da caixa (leds, speaker e botões), logo acima o chip onde fica armazenada a UEFI. (que por ser removível, permite a sua recuperação em caso de “desastre”, visto que só possui um único integrado).

Notar que a motherboard possui espaço para 2 portas USB 3.0 internas, mas foi decisão da Asrock não o instalar, o que é pena.

O back-IO. 1 porta PS2 de teclado, 4 portas USB 2.0 + 2 portas USB 3.0 + saídas de vídeo VGA + DVI-D + HDMI, ficha de rede RJ-45, 1 saída de audio digital óptica SPDIF e 5 jacks de áudio analógicos. Faltava mais 2 portas USB 3.0 e bem que podiam integrar a saída DVI com VGA, numa porta DVI-I e vir um adaptador DVI-VGA, como nas placas gráficas. Já libertava espaço para mais 2 a 4 portas USB 2.0.

A zona a volta do socket em pormenor. Só existe um dissipador de calor nos mosfets.

Aqui podemos ver os controlador de rede Realtek, o super/IO (o chip grande no meio) e mais abaixo o controlador de áudio Realtek ALC892. Podemos ver ainda mais 3 ligações de ventoinhas (a board tem num total de 6!).

Na fundo podemos notar ainda as ligações de audio frontal, uma ficha RS-232 e mais 2 portas USB 2.0.

E por fim, a parte debaixo da motherboard, onde apenas temos para realçar alguns integrados do circuito de alimentação e o backplate do socket.

1 – Introdução
2 – Lucid Virtu e xFast USB
3 – UEFI
4 – Fotografias
5 – Fotografias
6 – Testes
7 – Overclock
8 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo