Notícias

Canon atinge liderança na Índia

Em 2007, na Índia, a Canon encontrava-se em terceiro lugar nas vendas de máquinas fotográficas, atrás da Nikon e Sony, assim como nas vendas de impressoras, atrás da HP e Epson. Hoje, quatro anos após a entrada de Kensaku Konishi para a direcção, uma em cada duas DSLR vendidas na Índia são Canon.

Um estudo de mercado inicial concluiu que os vendedores de lojas independentes desconheciam as características dos produtos, deixando os clientes de pé atrás em relação aos mesmos. Foi então decidido adoptar uma estratégia que teria iniciado em Hong Kong, com a abertura de espaços exclusivos Canon, onde o público não poderia comprar mas sim apenas experimentar. Esta loja teria todos os modelos da Canon e permitiria aos clientes não só tirar fotos, como imprimir também.

Em Abril de 2009 a Canon decidiu expandir esse projecto, criando oito showrooms móveis em camiões, apelidados de Image Express, que levariam os seus produtos a outras cidades mais pequenas. No espaço de um ano percorreram trinta cidades. Mais tarde abriram outras lojas exclusivas, desta vez associados a parceiros experientes, totalizando até agora 15 espaços e com o objectivo de atingir os 150 até ao próximo ano.

Esta estratégia agressiva colocou a Canon com 50% do marketshare no mercado das DSLR e num segundo lugar, próximo da Nikon, no mercado das compactas. Nos próximos cinco anos esperam que a Índia represente 5% do mercado global.

Em Forbes: Canon Smiles for the Indian Camera

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo