Notícias

HP abandona WebOS e PC

A Hewlett-Packard (HP) anunciou que tenciona vender ou separar o ramo dos computadores pessoais, assim como descontinuar os smartphones e tablets com sistema WebOS. Esta notícia surge na mesma altura em que anunciam os seus resultados financeiros, em que apesar de terem aumentado os lucros relativamente ao ano anterior, projectam uma descida nas metas propostas para este ano.

A empresa de Silicon Valley, que domina a indústria do computador pessoal, reconhece o fraco crescimento do mercado de hardware ao nível do consumidor. Analistas afirmam que as pessoas já não estão dispostas a pagar e preferem dispositivos como o iPad. Assim sendo a empresa passa a especializar-se em software e no mercado empresarial, seguindo os passos da IBM na última década, tornando-se concorrente da mesma e da Oracle.

O HP TouchPad, que também será descontinuado, resultou a aquisição da Palm no ano passado, por 1,2 mil milhões de dólares. Lançado em Julho, com um enorme orçamento para marketing, viu o seu preço descer  20% em apenas um mês. E apesar das receitas de 41 mil milhões de dólares, só 13% representa lucro. Por outro lado o WebOS será mantido e a empresa está aberta à possibilidade de o licenciar a outros fabricantes.

Fonte: Reuters

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo