Este é o contributo de muitos membros da ZWAME para clarificar alguns dos termos usados em fotografia. Caso tenham alguma questão ou pretendam contribuir para melhorar este glossário não deixem de colocar no Fórum. Abertura (aperture) - Este assunto foi discutido no ZWAME Foto Nº3 É o diâmetro da abertura do diafragma interno de uma lente. É a abertura da lente que controla a quantidade de luz que atravessa a lente por unidade de tempo, ou seja, controla o fluxo de luz, tal como uma torneira controla o fluxo de água. Por esta mesma razão, lentes com grandes aberturas, são também chamadas de lentes rápidas. A abertura é sempre regulável, variando entre um máximo e um mínimo característicos de cada lente, excepto no caso de lentes catadióptricas em que a abertura é fixa. O valor da abertura normalmente é expresso pelo "f-stop". O f-stop é o rácio entre o diâmetro da abertura do diafragma e a distância focal da lente. Por exemplo, uma lente com uma distância focal de 50mm, cuja abertura do diafragma seja 50mm, tem uma abertura de f/1.0 (distância focal a dividir por 1). Noutro exemplo, uma lente com uma distância focal de 200mm, cuja abertura do diafragma seja 50mm, tem uma abertura de f/4 (distância focal a dividir por 4). É utilizado o f-stop porque existe uma correspondência entre lentes, independentemente da distância focal e diâmetro da abertura, ao nível da exposição obtida. Ou seja, independentemente do valor em milímetros da abertura, se usarmos várias lentes com o mesmo f-stop, vamos obter exposições idênticas, ou seja, o fluxo de luz é igual para f-stops iguais. A escala de f-stops inicialmente pode gerar muita confusão por dois motivos. O primeiro é o facto de ser uma escala invertida, ou seja, como o valor é sempre o divisor, quanto mais baixo é o f-stop maior é a abertura. O outro motivo é por não não crescer de forma linear: 1.0 > 1.4 > 2 > 2.8 > 4 > 5.6 > 8 > 11 > 16 > 22 > 32 > 44 > 64 > ... Uma forma fácil de aprender a escala é memorizar que são múltiplos de 1 e de 1.4 alternados. Separando as escalas (a do "1" e a do "1.4"), o valor seguinte é sempre o dobro do anterior: Escala do "1" - 1.0 > 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > ... Escala do "1.4" - 1.4 > 2.8 > 5.6 > 11 > 22 > 44 > ... Em casos raros são criadas lentes tão luminosas que atingem os limites desta escala, algumas conseguem até exceder: - Leica Noctilux-M 50mm F0.95 ASPH é actualmente a lente mais rápida do mercado e a mais rápida da história com um elemento asférico a ser produzida em massa. - Canon EF 50mm F1.0 considerada uma lente lendária, foi a lente mais rápida alguma vez produzida para SLR e com autofocus. - Carl Zeiss 50mm F0.7 foi produzida especificamente para a NASA e foi utilizada uma vez em cinema por Stanley Kubrick, no filme Barry Lyndon, para filmar cenas à luz das velas. - Tokyo Kogaku Toko e Simlar 50mm F0.7 apenas foram criadas três, duas das quais foram usadas numa expedição ao polo sul. Lentes com estas aberturas são usadas para fotografar em condições de luz muito fraca, em cinema/TV e em aplicações científicas ou militares. AC - Abrerrações Cromáticas BlackMagic Cinema Camera - Análises: EOSHD, Philip Bloom. Bokeh- é um vocábulo japonés que significa desfoque. Para se conseguir fotos com bokeh, deve ser usado lentes com uma abertura alta. Por exemplo, f/1.2 - f/1.4 - f/1.8 - f/2.0. Câmara - Há diferentes tipos de máquinas. As principais diferenças são explicadas no ZWAME Foto #2. Podcast sobre Corpos DSLR. Canon 40mm f/2.8 STM Pancake - Análises: Dan Carr, photofocus, lensrentals. Canon EF 24mm f/1.4L II - Análises: canonrumors. Canon EF 24-70 f/2.8L II - canonrumors, DXO. Canon EF 28mm f/1.8 USM - Análises: ePHOTOzine. Canon EF 35mm f/2 USM - Análises: ePHOTOzine. Canon EF 50mm f/1.2L - Análises: canonrumors. Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - Fórum. Análises: dpreview, ePhotozine, pdn, the-digital-picture, SLRGear. Canon EF 85mm f/1.2L II - Análises: canonrumors. Canon EF-S 18-135 f/3.5-5.6 IS STM - Análises: ephotozine. Canon EOS 1DC - Análise: Philip Bloom. Canon EOS-1D X - Portal. Fórum. Press Release. Análises: engadget. Canon EOS 5D MK III - Portal. Fórum. Análises: Scott Bourne, dPs, EOSHD, WEXblog. Canon EOS 6D - Fórum. Análises: dpreview, Michael Stringer, pdnonline, photofocus, The Digital Picture. Canon EOS 7D - Fórum, Manual, Análises: DCRP, dpreview, Engadget, Imaging Resource, Ken Rockwell, Luminous Landscapes Canon EOS 60D - Fórum. Análises: michael stringer, dPs, Gizmodo. Canon EOS 600D - Fórum. Análises: dpreview Canon EOS 1100D - Fórum. Análises: dpreview. Canon EOS C300 - Portal. Fórum. Análise: ninofilm. Canon EOS M - Análise: dPs. Canon IXUS 1000 HS - Análise: Photography Blog Canon PowerShot G12 - Fórum Canon PowerShot G15 - Análises: dPs. Canon PowerShot S110 - Análise: ePHOTOzine. Canon PowerShot SX30 IS - Tópico de discussão no Fórum Análises: Camera Labs, Digital Photography School, Photography Blog. Canon PowerShot SX50 HS - Análises: dPs. Canon PowerShot SX160 IS - Análises: cnet. Canon PowerShot SX500 IS - Análises: dPs. Canon S110 - Análises: Gizmodo. Canon Speedlite 600EX-RT - Análise: canonrumors. CRI - Color Rendering Index. Deph of Field - Ver Profundidade de Campo. Diafragma - parte física da lente que determina o tamanho da abertura. Distância Focal - A distância focal (focal length) é a distância entre um determinado ponto nodal da lente e o plano focal em que se encontra o sensor/filme. Esta distância vai determinar o ângulo de visão, que consequentemente determina a ampliação da imagem. Focais baixas têm maior ângulo de visão e quanto maior for o ângulo de visão, maior será a área captada na imagem e mais pequenas parecerão as coisas. Focais elevadas têm menor ângulo de visão e quanto menor for o ângulo de visão, menor será a área captada na imagem e maiores parecerão as coisas. Para comparar distâncias focais (e perceber melhor o seu funcionamento), podem consultar o Comparador de Distâncias Focais da Tamron. Podem também reproduzir este efeito, com uma folha de papel furada, espreitando através do furo e variando a distância entre a folha e o olho. Esta distância é medida em milímetros e há essencialmente dois grupos de lentes: Prime e Zoom. As "Primes" são lentes que têm apenas uma distância focal fixa, enquanto as "Zoom" cobrem uma gama de distâncias focais. O factor de zoom é a relação entre a focal mais curta e a focal mais longa de uma determinada lente (ex: 28-280mm = 10x zoom). DOF - siglas em inglês de Deph of Field, ou seja profundidade de campo. EOS - Electro-optical system. Estabilização Óptica - A estabilização é um sistema que corrige movimentos da lente durante a exposição. Este sistema permite que se fotografe a velocidades mais baixas que o habitual, evitando que as fotos fiquem tremidas com tanta facilidade. É constituído por um elemento óptico móvel que desvia a luz, de forma a que esta incida sempre sobre o mesmo local do sensor. Este sistema pode ter vários nomes, consoante o fabricante da lente: Canon - IS (Image Stabilizer) IS Híbrido - A tecnologia de IS híbrido compensa o trepidar da câmara, mudanças de ângulo (rotacional) e as deslocação (linear), os quais podem acontecer em macro e noutro tipo de fotografia de curta distância. Incorporando um sensor de velocidade angular que detecta a extensão do trepidar da câmara, tal como os que acontecem no mecanismo standard de estabilização de imagens, o IS híbrido possui um sensor com aceleração adicional que determina a quantidade de mudanças de trepidação da câmara. Utilizando um moderno algoritmo que combina dois tipos de sensores, movimenta os elementos da objectiva para compensar os dois tipos de movimentos simultâneos. O IS híbrido melhora substancialmente o efeito de estabilização durante uma fotografia macro, o qual é difícil de corrigir com as tecnologias convencionais de estabilização de imagem. Nikon - VR (Vibration Reduction) Sigma - OS (Optical Stabilizer) Tamron - VC (Vibration Control) Samsung - OPS (Optical Picture Stabilisation) Panasonic - MEGA O.I.S. (MEGA Optical Image Stabilization) Há outros fabricantes com estabilização, mas optam por estabilizar através do sensor da máquina. EXIF- Exchangeable Image File Format. É um standard de especificações para arquivos criados por câmaras digitais. Quando uma Câmara digital captura uma fotografia, não só transfere a imagem, como também uma serie de informação sobre a mesma. Exposição - Ouvir Podcast Flash - Podcast sobre esta temática. Canon Speedlites - Parte 1, Parte 2, Parte 3. Flash Power Calculator, Infobank. Fluorite - Se segurar num prisma de frente para luz solar, um espectro como o arco-íris aparece. Isto deve-se ao facto de diferentes ondas de luz refractária, ou seja, diferentes quantidades dentro do prisma. O mesmo fenómeno ocorre, mas num grau menor numa objectiva fotográfica, o qual se chama aberração cromática. Nota-se mais nas fotografias quando a cor faz franja nas arestas dos objectos. Fluorite, o qual possui uma baixa dispersão de luz, é capaz de combater estas aberrações residuais que o vidro normal não consegue eliminar mantendo as cores correctas e aumentando o contraste. Focagem - Actualmente a maioria das lentes são produzidas para sistemas com focagem automática. A focagem pode ser feita movendo vários elementos ópticos ou mesmo todos. Há lentes em que o elemento frontal roda (estas dificultam o uso de filtros polarizadores), lentes que variam o seu comprimento e lentes com sistemas de focagem internos. Devido ao movimento dos elementos ópticos, a maioria das lentes varia a sua distância focal durante a focagem, mas normalmente é uma variação pouco significativa e é mais comum em lentes zoom ou lentes que movam todos os elementos ópticos. Dependendo do fabricante, do sistema a que se destina e o tipo de focagem, a lente poderá ter motor interno. Toda as lentes para o sistema da Canon têm motor de focagem interno. Para o sistema da Nikon só as lentes AF-S têm motor interno e nos restantes sistemas apenas há motor interno em caso de focagem ultrasónica. A focagem ultrasónica é um tipo de focagem bastante rápida e silenciosa, normalmente disponível em lentes de topo. A sigla associada a este tipo de focagem varia consoante o fabricante da lente: Canon - USM (UltraSonic Motor) Nikon - SWM (Silent Wave Motor) Sony/Minolta - SSM (SuperSonic Motor) Pentax - SDM (Supersonic Drive Motor) Olympus - SWD (Supersonic Wave Drive) Panasonic - XSM (Extra Silent Motor) Sigma - HSM (HyperSonic Motor) Algumas lentes permitem FTM (full time manual), ou seja, é possível operar a focagem manualmente, mesmo sem desligar o autofocus. Há também lentes com sistemas de embraiagem, em que basta deslocar o anel de focagem para se poder focar manualmente. Focagem Manual - Apesar de na maior parte das vezes a focagem automática fazer um bom trabaho, a focagem manual tem vantagens e é insubstituível em particular quando queremos focar algo atrás de um objecto. A focagem automática vai falhar neste contexto porque vai focar o primeiro objecto. Um bom exemplo é quando queremos focar um pássaro dentro de uma gaiola por exemplo. Podcast sobre tipos de focagem Fotógrafos Abelardo Morell Allana Wesley White Amy Deputy André Brito Andreas H Bitesnich Andrew Eccles Andrzej Dragan Ansel Adams Anton Corbijn Bambi Cantrell (Blog) Ben Van Hook Boogie Boza Ivanovic Brian Hirschy Brian Smith - Vídeo Bryan F. Peterson Calvin Hollywood Chase Jarvis Chuck Close Cindy Sherman Ciril Jazbec Daniel Blaufuks Dave Black Dave Hill David E. Jackson David Francisco David Lachapelle Donald Page Ed Kashi Ed Ping Ed Van Der Elsken Eolo Perfido Eve Arnold Frans Lanting Frederick Sommer Gary Land Garry Winogrand Giacomo Brunelli Greg Gorman Helmut Newton Henri Cartier-Bresson James Nachtwey Jan Saudex Jasmine Star Jay Maisel Jens Honore Jeremy Cowart Jerry Ghionis Joe McNally Joel Meyerowitz Joey Lawrence Joey Wright Jeff Flindt Jodi Cobb John Wright Jon Cornforth José Ramos José Raposo Juza Kevin Kubota Kevin Thom Lara Jade Larry C. Price Lena Hyde Les Krims Luke Kermode Maciej Duczynski Man Ray Manuel Libre Librodo Jr. Manuel Luis Cochofel Marco Grob Marcus McAdam Matt Stuart Matthew Dutile Max de Esteban Michael G. Magin Michael J Green Miguel A. Olivella Jr. Video - fotografar um jogo de Basquetebol. Moose Peterson Nicolas Henri Nicoline Patricia Malina Nuno Picado Ole JØrgen Liodden Oliviero Toscani Patrick Demarchelier Pedro Elias Pedro Ré Pete Souza - Vídeo Philippe Bachelier Piotr Kowalik Platon Ralph Gibson Randy Harris Randy Jay Braun Regis Lefebure Rich Legg Rob Haggart Robert Capa Rodger Hostetler Rui Coutinho Sam Javanrouh Saurabh Deoras Scott Bourne Scott Kelby Sean Kennedy Santos Sebastião Salgado Shaun Menary Siegfried Hansen Stephen Hunton Steve McCurry Terry Richardson Tiago Estima Tim Mantoani Tim Wallace Tim Tadder Tobias Zeising Todd Owyoung Tony L. Corbell Trey Ratcliff - Flickr, Vídeo Vincent Laforet Vimeo Walter Iooss Weegee Werner Bischof Zack Arias Fujifilm X100 - Fórum. Análises: dpreview, photofocus, Thom Hogan. Fujifilm X100S - Fórum. Análises: Chase Jarvis, dpreview, Ken Rockwell, light stalking, Luminous Landscape, photofocus, Steve's Digicams, Strobist, The Verge, Zack Arias. Fujifilm XE-1 - Análises: dpreview, dPs. Fujifilm XF 14mm f/2.8 R - Análises: dpreview. HDR - High Dynamic Range Dois vídeos excelentes sobre HDR: http://revision3.com/pixelperfect/hdr http://revision3.com/pixelperfect/hdrpartii Excelente exemplo de fotos na Wikipedia bem como explicação: http://en.wikipedia.org/wiki/High_dynamic_range_imaging Guia dpreview: Chapter 1, Chapter 2, Chapter 3. Guias: stuckincustoms (1º parte, 2ª parte e 3ª parte) Guia farbspiel: HDR Cookbook Guia para HDR com apenas uma fotografia por John Neel: Parte: 1, 2, 3. Exemplos: hdrspotting http://www.vanilladays.com/hdr_tutorial/#contents http://tutorialblog.org/hdr-tutorials-roundup/ IQ - Image Quality ISO- Ouvir o ZWAME Foto #5 Kata Digital Rucksack 467-DL - dpreview. Lente- Também designada de Objectiva. É o instrumento óptico que permite a entrada de luz na câmera através do diafragma. Pode ser composta por uma ou várias lentes (cristais). Classificam-se de acordo com a capacidade de ângulo e foco que podem captar (grande angular, zoom, telefoto, macro etc). Ver também Tipos de Lentes. Luz - Podcasts sobre Luz. Tipos de luz: dureza, direcção e côr MF - Ver Focagem Manual Modos PASM - Ouvir Podcast Panasonic Lumix DMC-GH2 - Fórum. Análises: Camera Labs, Digital Camera, dPs, dpreview, Lets Go Digital, Photography Blog. Nikon 1 J1 - Fórum. Análises: dpreview, engadget Nikon 1 V1 - Fórum. Análises: dpreview, ephotozine Nikon 85mm f/1.8 - Análises: Dan Bailey, Ken Rockwell. Nikon 70-200mm f2.8 VR II - cameralabs. Nikon Coolpix AW100/AW100s - Fórum. Press Release. Análise: dPs Nikon Coolpix P7000 - Fórum. Análises: dPs, imaging resource, Photography Blog, Nikon Coolpix P7100 - Fórum. Análises: Thom Hogan Nikon Coolpix S100 - Press Release. Nikon Coolpix S1200pj - Press Release. Nikon Coolpix S30 - Photography Blog. Nikon Coolpix S2700 - ePHOTOzine. Nikon Coolpix S6200 - Press Release. Nikon Coolpix S8200 - Fórum. Press Release. Nikon D4 - Portal. Fórum. Press Release. Nikon D600 - Análises: dpreview, dPs. Nikon D800 e 800E - Análises: Thom Hogan. Nikon D3100 - Fórum. Análises: dpreview, dPs,imaging resources. Nikon D3200 - Fórum. Análises: digitalrev, imaging resource, photofocus. Nikon D5100 - Fórum. Análises: dpreview, Nikon Rumors Nikon D7000 - Fórum. Manual da máquina, Análises: Chase Jarvis, dpreview, dPs, imaging-resource, Ken Rockwell, Thom Hogan. Objectiva - Ver Lente Obturador - Ouvir Podcast Olympus 60mm f/2.8 - SLR Gear. Olympus E-P3 - Fórum. Análises: dpreview, Photofocus, dPs. Olympus E-PL2 - Análises: dpreview Olympus E-PL3 - Fórum. Análises: dpreview, dPs. Olympus E-PM1 - Análises: dPs. Olympus OM-D E-M5 - Análises: dPs. Olympus PEN E-PM2 - Análises: dPs. Olympus PEN Lite E-PL5 - Análises: dPs. Olympus Stylus XZ-2 - Análises: dPs. Olympus Stylus Tough TG-2 iHS - Análises: dslrphoto. Olympus SP-820UZ - Análises: Photography blog. Olympus SZ-30MR - Análises: dPs Olympus SZ-30MR - Análises: dPs Olympus XZ-1 - Análises: dpreview Panasonic Lumix FZ60 - dPs. Panasonic Lumix DMC-FZ100 - Fórum. Análises: dPs. Panasonic Lumix DMC-G5 - Análises: dPs. Panasonic Lumix DMC-LX7 - Análises: dpreview. Pentax K-5 - Fórum. Análises: dpreview, imaging resource, photographyblog, Pocket-lint . Profundidade de Campo - A profundidade de campo (DoF - Depth of Field) é o tamanho da zona dentro da qual as coisas numa imagem se encontram nítidas. Uma profundidade de campo muito curta permite focagem selectiva (focar apenas uma coisa na foto). A dimensão da profundidade de campo é controlada por três factores: Abertura - Quanto mais aberto o diafragma da lente, menor a profundidade de campo. Distância focal - Quanto maior a distância focal, menor a profundidade de campo. Distâncias relativas - Quanto mais próximo estiver aquilo que estamos a focar, menor a profundidade de campo e quanto mais longe estiver o resto, mais desfocado vai ficar. Podem experimentar neste site o que acontece quando alteram as várias variáveis. Vídeo em Inglês a explicar o que é profundidade de campo. RAW - significa crú em inglês. É um formato que contem todos os dados da imagem tal e qual como ela foi capturada pelo sensor digital da câmara. É um formato sem compressão, logo com um tamanho bastante maior do que por exemplo o formato JPEG. A vantagem de usar RAW é que permite realizar alguns ajustes com um programa para o efeito como é o exemplo do Photoshop. Permite ajustar entre outros: exposição, contraste, balanço de brancos, curvas, temperaturas, etc. Podcast sobre o que é o RAW e suas vantagens Samsung Galaxy - Fórum. Análises: dPs. Samsung NX100 - Fórum. Análises: photofocus Samsung NX11 - Fórum. Análises: dPs. Samsung WB700 - Fórum. Sistemas - Por vezes pode ser complicado definir um sistema, dependendo do número de mounts derivados que existem e de quantas marcas lhe estão associadas. Um sistema é um determinado conjunto de corpos, lentes e acessórios criados para trabalhar compatíveis entre eles e deve ser a principal decisão para quem entra no mundo das SLR, visto que é o que vai decidir que material lhe está disponível no momento e no futuro. Alguns sistemas estão também associados a serviços, como o CPS e NPS. Normalmente o que melhor define o sistema é o encaixe das lentes/corpos (mount): Mount EF (Sistema EOS) - Canon/Kodak - Criado pela Canon, é um dos principais sistemas do mercado, dos mais utilizados por profissionais e também um dos dois únicos sistemas com uma gama completa (Entrada: xxxxD; Amadora: xxxD; Semi-pro: xxD; Profissional: xD). Tem oferta de corpos APS e FF, assim como lentes EF e EF-S (as EF-S são específicas para corpos APS-C). Existem lentes de todos os fabricantes third-party (Sigma, Tamron e Tokina), assim como de alguns fabricantes exóticos (Voigthlander, Zeiss, Cosina, etc). É um sistema muito comum entre fotógrafos de desporto e fotojornalistas, pela velocidade dos corpos, focagem e qualidade das teleobjectivas. Mount F - Nikon/Fuji - Criado pela Nikon, é o outro sistema principal no mercado e também dos mais utilizados por profissionais. Oferece uma gama completa, com sensores APS e FF (Entrada e amadora: Dxx; Semi-pro: Dxxx; Profissional: Dx). Oferece lentes FX (para FF) e DX (para APS-C), compatíveis com todos os corpos, embora apenas as lentes AF-S tenham autofocus nos corpos da gama mais baixa. Além de lentes próprias, tem também outros fabricantes a disponibilizar lentes para o mesmo mount. Dispõe também de um sistema de luz criativa (CLS), composto por diversos flashes portáteis, que se destaca dos concorrentes. A Fuji criou vários corpos para o sistema, nas linhas semi-profissionais, nomeados Sx e Sx Pro, que se destacaram pelos seus sensores com excelente gama dinâmica. É um sistema antigo e reconhecido pela fiabilidade que tem oferecido ao longo dos anos, particularmente nos tempos áureos do fotojornalismo, área na qual ainda é muito utilizado. Mount A (Alpha) - Sony/Minolta - Criado pela Minolta e adquirido pela Sony, é neste momento o terceiro sistema com maior expressão no mercado. Dispõe de uma gama praticamente completa, faltando ainda um corpo profissional de topo (Entrada: A200; Amadora: A3xx; Semi-pro: A700; Profissional: A900). Tem disponível lentes Minolta e Sony, sendo todas compatíveis, assim como lentes dos principais fabricantes third-party (Sigma e Tamron) e Carl Zeiss. Mount K - Pentax/Samsung - Criado pela Pentax, é dos sistemas com maior compatibilidade do mercado. Dispõem de três gamas (Entrada: K-m; Amadora: KxxxD; Semi-pro: KxxD). É conhecida pela quantidade e qualidade de lentes primes, particularmente a série Limited. Os seus corpos são normalmente bem construídos e selados. É uma marca com pouca expressão no mercado. As lentes são praticamente todas compatíveis, embora haja certas limitações em algumas gamas de lentes. A Samsung reforçou recentemente a sua aposta na gama Gx. Mount 4/3 (Four-Thirds) - Olympus/Panasonic - Criado em conjunto pela Olympus, Panasonic e outras marcas, tem como principal argumento o seu tamanho e peso. Dispõe de uma gama praticamente completa (Entrada: E-4xx; Amadora: E-5xx e E-6xx ou Lxx; Semi-pro: E-xx ou Lx; Profissional: E-x). O nome deriva do tamanho do sensor, que é mais pequeno que um sensor APS-C e é o único sensor disponível neste sistema. Tal como as anteriores, é também uma marca de pouca expressão no mercado. Apresentaram recentemente um novo mount, para um novo tipo de máquinas, que não é inteiramente compatível com o material existente. SLR- single lens reflex Sony Alpha NEX-3/5 - Fórum Sony Alpha NEX-5N - Fórum. Análises: dpreview, Philip Bloom. Sony Alpha NEX-5R - Análises: dPs. Sony Alpha NEX-6 - Análises: dpreview. Sony Alpha NEX-7 - Fórum. Análises: dPs, Trey Ratcliff. Sony Alpha NEX-C3 - Fórum. Análises: dpreview Sony Alpha NEX-F3 - Fórum. Análises: The Verge. Sony Cyber-shot QX10 e QX100 - Análises: apple insider, The Verge. Sony Cybershot DSC-R1 - Fórum Sony Cybershot RX-1 - Análises: Luminous Landscape, dPs, ePHOTOzine, The Verge. Sony NEX-5R - Análises: The Verge. Sony SLT-A35 (a35) - Fórum, Análises: dpreview Sony SLT-A65 (a65) - Fórum. Análises: dpreview, ephotozine. Sony SLT-A77 (a77) - Fórum. Análises: dpreview, engadget. Sony SLT-A99 - dPs. Tamron 18-270 f/3.5-6.3 - Análise: dpreview, dPs. Tamron 70-200mm f/2.8 VC - Análise: FStoppers. Time-lapse - processo cinematográfico em que cada frame é captado a uma velocidade muito mais lenta do que aquela em que o filme será reproduzido. Com as DSLR tem sido um estilo que tem explodido. A forma mais simples é tirar fotografias em intervalos regulares e depois juntar todas as fotos e realizar um vídeo a uma velocidade elevada. Muito útil para ver as alterações que ocorrem muito lentamente. Um exemplo simples é o crescimento de uma flor. Tipos de Lentes Podcast sobre tipos de lentes - Ultra Grande Angular (UGA) - Lentes com distâncias focais abaixo de 15mm em sensores APS e de 24mm em sensores FF e de 40mm em sensores MF (6x6). São lentes com um campo de visão muito aberto, capazes de captar grandes áreas, normalmente usadas para paisagens e arquitectura. - Grande angular (wide) - Lentes com distâncias focais abaixo de 35mm em sensores APS, de 50mm em sensores FF e de 80mm em sensores MF(6x6). Semelhantes às anteriores, mas com um ângulo menos aberto. São normalmente usadas nos mesmos estilos de fotografia e também em fotografia de rua. - Normais (standard) - Lentes com distâncias focais fixas de 35mm em sensores APS, de 50mm em sensores FF e de 80mm em sensores MF(6x6). São consideradas "normais" por terem uma perspectiva semelhante ao olho humano. Muito usadas em fotografia de rua e jornalismo. - Telescópicas/Teleobjectivas (tele) - Lentes com distâncias focais acima de 35mm em sensores APS, de 50mm em sensores FF e de 80mm em sensores MF(6x6). São lentes com um ângulo de visão mais fechado, capazes de fotografar a longas distâncias. Normalmente usadas em retrato e desporto. - Super Teleobjectivas (supertele) - Lentes com distâncias focais acima de 300mm em sensores APS, de 400mm em sensores FF e 600mm em sensores MF (6x6). Semelhantes às anteriores, mas capazes de atingir distâncias ainda maiores. São normalmente usadas para fotografar vida selvagem e desportos que obriguem a grandes distâncias. - Zoom Wide - Lentes zoom que cobrem distâncias focais típicas de grandes angulares. - Zoom Médio/Normal - Lentes zoom em que a distância focal média é próxima das normais. Também consideradas "Walk-Around" (ou lentes de passeio), são normalmente as lentes vendidas em conjunto com os corpos e que podem ser usadas em diversos tipos de fotografia. - Zoom Tele - Lentes zoom que cobrem distâncias focais típicas de teleobjectivas. - Macro - Lentes capazes de atingir magnificações de 1:1, independentemente da focal (normalmente é fixa/Prime) e embora haja lentes designadas de Macro que atingem magnificações inferiores. São usadas para fotografar coisas muito pequenas, mas podem ter outras utilizações, consoante a sua distância focal. - All in One (AIO) - São lentes zoom que cobrem uma vasta gama de distâncias focais e que têm alguma capacidade de macro. Normalmente são usadas pela conveniência, para ocupar menos espaço de transporte que várias lentes, ou para não se ter que trocar de lente tão frequentemente. - Fisheye - Lentes grande angular com uma distorção característica. Tendem a criar uma imagem circular e podem atingir ângulos de visão muito superiores às grandes angulares convencionais (rectilíneas). São usadas apenas quando se pretende este efeito específico. - Tilt-Shift - Lentes prime (distância focal fixa) que permitem desalinhar elementos ópticos. São usadas para captar imagens sem distorção de perspectiva (ocorrem quando inclinamos a máquina), normalmente em fotografia de arquitectura. Permitem também controlar a zona de focagem de uma forma muito específica, sendo por isso também utilizadas para certos tipos de focagem selectiva (ex: simulação de macro) UGA - Ultra Grande Angular USM - O Motor Ultra-sónico da Canon (USM) foi o primeiro motor do mundo a converter a energia vibratória ultra-sónica em força rotativa. Vibrações electrónicas criadas por um elemento piezoeléctrico dão energia ao mecanismo de acção da objectiva. Esta tecnologia permite maior precisão de foco, virtualmente sem ruído e incrivelmente rápida. O USM começa quase instantaneamente e pára no momento que o foco é atingido. Mais ainda, o USM necessita de bateria mínima, logo pode fotografar durante muito mais tempo. Dois tipos de USM são utilizados nas objectivas EF da Canon: Anel USM e Micro USM. O Anel USM é utilizado em objectivas com grande abertura e em super teleobjectiva, enquanto o Micro USM é utilizado em objectivas mais compactas. Tripé - Fórum ______________________________________________________________________ Este glossário foi possível graças aos contributos dos seguintes membros e não só: Alone I Break | Anubis | bafragoso | cantara | Cookies |crax | dasens | DP86 |fbatista72 | fernandes | Fredv82 | gendo | grandenaboverde | helius | Inoculado | JaCk | knifass | Koncaman | ManoelMartins | naoseidele | OldMan | orpheusmyth | paperless | Rui Marto | SamKaMus | Savage | Sckauter | Shakawkaw | skinnie | strobe | SuperTostaEmPo | te-x | Sites: Canon, Wikipedia.