Notícias

Microsoft mostra ecrã táctil para qualquer superfície

A divisão Microsoft Research mostrou esta semana na UIST 2011 um interface  a que chamou OmniTouch. De forma simplista, trata-se de um projector muito pequeno e de uma câmera modificada para funcionar a uma curta distância ao contrário do Kinect.

O primeiro pensamento é nos inúmeros casos em que isto pode ser aplicado. Na imagem abaixo podemos ver este sistema a ser usado na mão, no braço ou numa folha de papel. A desvantagem para algumas aplicações é o projector estar atrás dos dedos quando se interage com a imagem. No caso de o projector poder usar uma superfície plana e o projector estar à nossa frente tornaria este sistema mais interessante para algumas aplicações.

A união deste sistema com o Kinect ainda seria mais interessante. Já que no caso do Kinect o utilizador não tem que ter contacto físico com o ecrã. Mas antes de sonhar será melhor ver o vídeo. Esperemos que a Microsoft consiga transformar este OmniTouch em algo que possa ser utilizado todos os dias. O primeiro passo será reduzir o tamanho do conjunto.

A Microsoft não é conhecida por transformar em sucesso muitos dos avanços que consegue ter. Espero que não seja mais uma vez o caso.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo