AnálisesDestaque

ASUS A75F1-V pro

UEFI

Esta motherboard também a velhinha BIOS cede lugar à um firmware mais avançado, a UEFI, sigla para Unified Extended Firmware Interface.
A primeira coisa que salta logo à vista de imediato é possuir uma interface gráfica moderna e suporte para rato.
As BIOS apenas suportavam interface puramente baseada em caracteres ASCII e com gama de cores pequenas, enquanto UEFI já liberta-se destas “amarras”.
Claro que há melhoras “under the hood”, como boot mais rápido, suporte para discos maiores que 2 TB, arquitectura universal, suporte de rede…

Claro que provavelmente no futuro poderá ter ainda mais funcionalidades.

Abaixo algumas fotografias dos menus principais.

Por defeito esta é a pagina de entrada, num formato amigavel, da UEFI desta board. Data e hora, modelo da motherboard, versão da UEFI, info do CPU e quantidade de memória.

Também indica temperatura, voltagens e rotações das ventoinhas. Por baixo um resumo da performance de acordo com a configuração actual e no fundo a ordem de boot.

Agora o modo “clássico” ou neste caso “avançado”. Este mostra info básica do sistema. Notar que existe funcionalidade de print screen, mas por algum motivo, não reconhecia nenhuma pen drive/hdd para gravar as imagens, por isso tive que fotografar o monitor.

O menu de overclock, ou seja aquele que mais interessa. Há bastantes opções e tudo muito simples e intuitívo. Notar a opção Ai overclock tuner, que faz overclock automático, embora apenas subiu o base clock de 100 para 103 mhz.

Configuração de memórias, numa página à parte.

Menu avançado de configuração geral

Monitor de sistema (temperaturas, voltagens, rotações das ventoinhas, bem como.

Menu de boot.

E por fim o menu de utilitários, com o EZ-flash 2 para update da UEFI, perfis de overclock e informação do SPD das memórias.

1 – Introdução
2 – Software
3 – UEFI
4 – Fotografias
5 – Fotografias
6 – Testes
7 – Consumos e Overclock
8 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo