Análises

Análise Sony Ericsson Aspen

06. Software

Como já foi dito, o software é o indicado para ecrãs maiores, mas não se dá nada mal neste modelo. A Sony Ericsson adicionou os painéis Xperia neste modelo bem como o Slide View, ao qual se pode aceder através da tecla logo abaixo da de chamada.

Slide View 1

Slide View 2

Painéis

O Slide View mostra: Mensagens, Facebook, Calendário, Multimédia e Painéis. Dentro de cada um destes menus existem sub-menus, e é realmente fácil de usar.

Slide View

Os painéis pré-definidos são seis e pode-se alterá-los com o que se achar necessário. Por exemplo, o meu tem um “menu” central como o que vêm na imagem a seguir. Deslizando o ecrã para o lado com o dedo pode-se aceder a um outro menu com outras informações e podem inclusive repetir se optarem por ter um menu diferente para determinadas alturas do dia. Eu tenho contactos favoritos no menu do lado esquerdo e mais alguns atalhos no do lado direito. As personalizações são imensas e as cores podem ser alteradas também.

Standby

Standby 2

No que diz respeito a mensagens, temos uma disposição bastante normal. Apenas de salientar que temos threaded view (visualização das mensagens enviadas e recebidas separadas por destinatário, como conversas em Messenger) e a visualização 3D que não tem grande utilidade a meu ver, mas alguns podem considerar útil visualizar todas as mensagens recebidas no formato de vários post-it rectangulares uns por cima dos outros, deslizando com o dedo para ver cada uma delas e clicando para visualizar na totalidade determinada mensagem.

No player deparamo-nos com um Windows Media Player em versão reduzida. Apesar de mostrar uma boa organização, mostrar imagens dos álbuns e de ter a opção de máscaras (skins que eu ainda não consegui encontrar, apesar de não ter procurado muito), parece que voltámos ao tempo do Walkman 1.0. Aliás, nem isso, porque o equalizador é para esquecer.

Player

O menu propriamente dito… Não gosto… Sei perfeitamente que testaram e que fizeram aquela disposição para tentar simplificar a vida do utilizador, mas para mim teve o efeito contrário. Mais uma vez se verifica que este SO é mais vocacionado para os touchscreen.

Menu

07. Câmara

Não é que a câmara me faça falta, mas de vez em quando tenho a necessidade de tirar uma ou outra foto e claro que prefiro que saia algo decente e que possa usar. Infelizmente o Aspen não tem o que preciso. Tenho-me vindo a habituar ao autofocus e ao flash LED (ou xénon) e francamente não vejo grande utilidade para esta câmara a não ser em fotos que não sejam muito ao perto e com uma luminosidade natural decente.

Foto tirada com luz artificial

08. Conectividade

EDGE, HSDPA 7.2Mbps, HSUPA 2Mbps, WiFi, GPS, Bluetooth 2.1 e microUSB 2.0 asseguram que com este modelo se esteja sempre contactável. A navegação na internet é uma boa experiência e o Bluetooth é bastante rápido. Não há mais nada de especial a relatar sobre este assunto.

09. Autonomia

A autonomia indicada pela marca é de 450h em standby e 10h em chamada e pelo meu uso creio que está bastante aproximado. Na minha utilização de pelo menos 2h de chamadas por dia, Bluetooth sempre ligado e uma quantidade razoável de SMS, dura-me uns dois dias antes de ter que voltar a carregar, o que não me parece nada mau.

Bateria

Carregador

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo