Artigos

Trim Enabler 2.0

O Trim Enabler chegou finalmente à versão final. O Trim é uma funcionalidade importante para que os discos SSD mantenham a sua performance. O AnandTech explica isso muito bem neste artigo. Mas se é tão benéfico porque é que ele não é activado por defeito? A Apple decidiu activar o Trim nos computadores que vende com SSD, mas quando o utilizador substitui o disco rígido mecânico por um disco SSD o OS X não activa o Trim mesmo que o disco tenha suporte. Este programa desenvolvido pelo Oskar Groth activa o Trim nesses casos. Experimentei com dois Macs e funcionou. Não avaliei a performance antes e depois, mas não à dúvida que o sistema operativo passou a reportar que o Trim estava activo.

Trim 2

Como podem ver na imagem anterior o Trim está desligado. Para acederem a este ecrã devem carregar na Maça na barra de Menu no canto superior esquerdo e clicarem na primeira opção About this Mac.

De seguida vamos fazer o download do programa da página e instalar.

Trim 1

A instalação como habitualmente é um processo complicado. Basta arrastar o cicone do programa para a pasta Applications [Aplicações]

Como é habitual vão ter que colocar a password de administrador.

Trim 3

De seguida confirmam que desejam instalar o programa

Trim 4

No programa mudam o selector de Off para On.

Trim 5

Para que fique a funcionar vão ter que reiniciar o Mac.

Trim 7

Quando reiniciam aparece a mensagem se pretendem que os updates sejam efectuados automaticamente. Pessoalmente é a opção que escolho.

Trim 8

O Trim está activo. Caso vejam o About this Mac vão ver que alterou.

Como sempre devem ter um backup de tudo o que é importante. No meu caso pessoal alterei isso em dois Macs sem ter qualquer problema. Recomendo sempre que usem pelo menos o Time machine sempre. Caso não tenha backups é favor levantarem-se da cadeira e bater com a cabeça três vezes na parede. Não com muita força para não se magoarem em demasia mas mereciam. Em particular quando estamos a falar de SSDs. A recuperação de dados é muito mais difícil do que com discos mecânicos e sempre evitam uma enorme dor de cabeça (não necessariamente relacionada com a sugestão anterior…

Deixa o teu feedback no Fórum.

O programa é gratuito mas o autor aceita doações. Se for útil para si considere fazer uma doação.

Etiquetas

Artigos Relacionados

Close
Close