AnálisesDestaque

ASUS E35M1-I

Fotografias

Clique para ampliar.

A embalagem desta placa-mãe é de reduzida dimensões, visto ser mini-ITX.

O grafismo da caixa indica uma das potencialidades para esta placa-mãe, para montagem de HTPC, apesar que neste modelo falta algumas características vitais para HTPC, como HDMI e saída de audio digital/surround.
Claro que não impede o uso como media center, bastando ligar à televisão por VGA ou cabo DVI para HDMI, e passando o som para colunas externas, desde que se “contentem” com 2.0 ou 2.1. Embora a presença do slot PCI-e x16 permita o uso de uma placa de som dedicada.

É indicado algumas das principais características, como SATA 3.0, condensadores sólidos, dissipador passivo, EFI e o software Ai suite II.

Parte de trás, com resumo das especificações, mais uma fotografia da motherboard e destaque à UEFI e AI Suite II.

O conteúdo da caixa. Motherboard embalada em plástico anti estático, espelho do backIO, 2 cabos SATA, disco com drivers e software e documentação. O básico, de modo a cortar nos custos.

Eis a motherboard no formato mini-ITX, logo muito pequena. O que se destaca é o generoso dissipador passivo do APU, bem como do chipset, com uma placa de alumínio com o logótipo da ASUS por cima.
De notar que a placa por cima do dissipador pode ser removida para melhorar a dissipação e dá para instalar uma ventoinha de até 80 mm, embora a fixação terá que ser “home made”.

Em termos de ligações, há 6 portas SATA, o que é interessante, visto que nesta gama, raramente há mais que 4 portas. Isso permite o uso desta placa para montar um NAS “home made” com até 6 discos. Infelizmente não há suporte RAID, logo terá que ser por software.

Por baixo das portas SATA, temos 1 slot PCI-e x16 2.0, mas que opera em modo x4 por limitação da plataforma. Permite assim o uso de uma gráfica dedicada, apesar de ficar “capada” pelo processador, daí que a questão da limitação do PCI-e 4x não se aplicar.

Claro que permite instalar outras coisas, como por exemplo um controlador RAID avançado, melhorando ainda mais a capacidade desta plataforma para construir um NAS/servidor de ficheiros.

Por cima das portas SATA tem 3 headers que permite ligar mais 6 portas USB 2.0 Preferia que tivesse 8 portas USB atrás e apenas 2 headers, visto que se caixas com 4 portas USB já é raro,com 6 ainda menos. Eventuamente acaba para ligar leitores de cartões internos e equivalentes.

O chip da UEFI está próximo destes headers USB.

Embora o processador apenas suporta single channel, temos 2 slots de memória DDR3, que suporta até 8 GB (2 x 4 GB) 1333 mhz, o que é bem vindo em relação à sistemas mini-ITX com 1 slot apenas.

De notar que os slots ocupam muito espaço, daí que existe motherboards que usam SODIMM, que acaba por ser o ideal se existir integração de coisas como placas WiFi.

Por baixo do slot temos a ligação de energia de 24 pinos, bem como as ligações da caixa (botões e LED’s).

Nesta vista, está a ligação de 4 pinos auxiliar 12V, apesar que a ficha de 24 pinos era suficiente para alimentar o CPU.

Também notar as 2 ligações para ventoinhas de 3 pinos na parte central, junto da ligação DVI, que apesar da motherboard ser passiva, no verão pode ser necessário arrefecimento activo.

O Back/IO, que é bastante simples. 6 portas USB 2.0, porta PS2 combo teclado/rato, saídas de vídeo DVI e VGA e apenas 3 jacks de audio: line out, line in e microfone.

Não considero ponto negativo, já que esta motherboard é voltada para sistemas de escritório ou mini servidor de baixo custo.

Para quem quer uma mini-ITX “artilhada”, a ASUS tem as E35M1-I DELUXE e E45M1-I DELUXE, com USB 3.0, wifi + bluetooth, HDMI e outros goodies, mas que são substancialmente mais caras!

Parte traseira, onde podemos ver que o dissipador está afixado com 6 parafusos, o que é bom, dando resistência ao conjunto.

Já com a placa-mãe montada na caixa e com uma ventoinha de 60 mm instalada, no caso uma ventoinha do cooler do antigo AMD SOCKET A. Foi feito um teste de temperatura com uma ventoinha de 60 mm mas é diferente desta.
Foi usado os parafusos que prendiam a fan no dissipador original para prender ao dissipador.


Vista geral do sistema. O disco está embaixo do suporte para drive optica, montado num adaptador de 3,5″ para 2 discos 2,5″.

1 – Introdução
2 – UEFI
3 – Fotografias
4 – Testes
5 – Consumos e Temperaturas
6 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo